Picada Café está em décimo primeiro em índice nacional de educação

09/10/2015

Picada Café está em décimo primeiro em índice nacional de educação

Resumo: Pelos números divulgados Picada Café está em 11º no ranking dos municípios brasileiros.

A semana é de comemorações em Picada Café. Na terça-feira, 06, o Tribunal de Contas do Estado conferiu o prêmio Boas Práticas na Internet ao Município referendando a transparência dos gastos públicos. Picada Café está entre os agraciados pelo segundo ano consecutivo. Já nessa quarta-feira, 07, foi divulgado o IOEB. Trata-se do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira. Segundo os idealizadores do índice ”O IOEB é um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica - da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local - rede estadual, municipal e privada, bem como todos os moradores locais em idade escolar e não apenas os que estão efetivamente na escola.” Pelos números divulgados Picada Café está em 11º no ranking dos municípios brasileiros. Seu índice (5,7) é o mesmo que o do sétimo colocado. O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e os respectivos pesos atribuídos a cada fator. Esses fatores dividem-se em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores determinantes de um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam deles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar. Em suma, são avaliados questões como a experiência das direções das escolas, tempo de permanência dos alunos em sala de aula, a taxa de atendimento na educação infantil e também o próprio IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) em que são avaliados os estudantes do ensino fundamental. O IOEB foi desenvolvido por Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e autor do IDEB, e por Fabiana Felício, que foi diretora de estudos educacionais do INEP. São dois estudiosos da educação que têm referências de trabalho que balizam o IOEB. Gestores comemoram o avanço educacional de Picada Café Diante de notícia tão agradável, a prefeita Cláudia Schenkel, o vice-prefeito Daniel Rückert e o secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto decidiram dividir os louros com aqueles que em primeira instância fazem o processo educacional avançar, os gestores das escolas. Na manhã dessa sexta-feira estiveram no gabinete do Executivo Municipal os diretores José Urbano Utzig, Gabriela Ullmann Schons, Cristiane Backes, Daniela Flores de Lima e Daniela Kuhn Lamberty. A prefeita destacou em Picada Café o jargão “A Educação é a base de tudo” é levado a sério e reflete-se no orçamento municipal, com 31% de investimentos, acima dos 25% obrigatórios. Cláudia destacou que as apresentações de altíssimo nível na Feira do Livro são da dimensão do que é realizado nas escolas. “Para que tenhamos esse nível de excelência precisamos de equipes preparadas e de gestores empenhados. Os índices representam o que é a prática das escolas”, analisou. A diretora da Escola de Educação Infantil Quatro Estações, Gabriela, frisou que um trabalho de qualidade só é possível com vontade política e investimentos. “Sem apoio não há como fazer um bom trabalho.” Cristiane Backes, diretora da Escola de Ensino Fundamental Quatro Estações salientou que precisa haver um relação de confiança entre gestores e suas equipes. “Estabelecer esses vínculos faz com que tenhamos a continuidade das propostas de ensino.” Para simbolizar esse momento a prefeita Cláudia entregou a cada um dos diretores uma muda frutífera. “Desejamos que essa muda simbolize a nossa caminhada. Que ela continue, com sua dedicação e cuidado, crescendo para continuar sendo forte e viçosa, assim como é a Educação de Picada Café, dando frutos por inúmeros anos.”