Diretor do DAER sinaliza positivamente para a municipalização da VRS 865

13/06/2018
Gabinete do Prefeito

Diretor do DAER sinaliza positivamente para a municipalização da VRS 865

Resumo: Rogério Brasil Uberti sinalizou positivamente para a municipalização da VRS 865 no trecho pertencente aos municípios de Picada Café e Presidente Lucena, cerca de 11 quilômetros.

Rogério Brasil Uberti sinalizou positivamente para a municipalização da VRS 865 no trecho pertencente aos municípios de Picada Café e Presidente Lucena, cerca de 11 quilômetros. O diretor-geral do DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem), a quem hoje a rodovia é subordinada, disse isso aos prefeitos Daniel Rückert de Picada Café e Gilmar Führ na tarde dessa quarta-feira, 13, em Porto Alegre, na sede administrativa do DAER. Eles estiveram acompanhados dos assessores do deputado estadual Lucas Redecker, Arthur Lemos e Moacir Cardoso e entregaram ofícios em que reiteram o pedido de municipalização depois de obras de reparo que a rodovia precisa, especialmente de recapeamento.

O que vai acontecer imediatamente? O diretor do DAER emitirá uma outorga autorizando os municípios a agirem sobre a faixa de domínio hoje pertencente ao Estado. Com isso, os projetos poderão seguir o que estabelece os planos diretores de cada município quanto à ocupação dessas faixas laterais da rodovia, sem obedecer aos 35 metros de faixa de domínio hoje estabelecidos pelo DAER. Para os prefeitos esse encontro foi um grande avanço. “Estamos desde 2015 sob esse embargo do DAER sobre os imóveis ao longo da rodovia. Isso nos restringe o desenvolvimento do município na área central. Esse movimento de hoje nos dá a certeza na reversão desse quadro”, salientou Gilmar. Para o prefeito Daniel, a municipalização da rodovia possibilitará um maior e melhor controle sobre o desenvolvimento no entorno dela.

A finalização do processo não tem prazo para acontecer. O que o diretor-geral Uberti garantiu aos prefeitos é de que se empenhará pessoalmente para que essa demanda se concretize o mais rápido possível.