Picada Café suspende aulas por 15 dias

Educação e Cultura

Picada Café suspende aulas por 15 dias

Resumo: Outras medidas estão sendo tomadas pela Municipalidade

O secretário municipal de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin, anunciou na manhã dessa quarta-feira, 18, a suspensão de todas as atividades escolares por um período de 15 dias. A medida passa a contar de segunda-feira, dia 23. Isso vale para os centros de educação infantil, passando pelas escolas de educação infantil e ensino fundamental e também o Polo Universitário. No dia 03 de abril haverá uma nova avaliação em relação a pandemia do coronavírus. “Importante salientar: não são férias. É um recesso forçado para que possamos preservar a todos. É hora de ficarmos reclusos o máximo de tempo possível e cuidar uns dos outros”, salientou. A Escola Estadual Décio Martins Costa entre em recesso nessa quinta-feira, 19, conforme determinou o governador Eduardo Leite. Na tarde dessa quarta-feira o secretário Marin, sua equipe de apoio e as direções das escolas estiveram reunidos para tratar das questões internas, burocráticas e pedagógicas do que essa suspensão de aulas implica. Mas, acima de tudo, consensualmente, é prioritário a preservação da vida, o que está acima de toda e qualquer outra questão que esteja no debate nesse momento.

No decreto que dispõe sobre as medidas de prevenção ao contágio estão também a suspensão do atendimento externo da Biblioteca Pública, o cancelamento dos ensaios do Coral Municipal, do Vocal de Picada Café, da Orquestra de Sopros e da Banda Marcial. As consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde que visem check-ups estão suspensas momentaneamente.

A partir do dia 21 de março os espaços de comercialização e os acervos históricos do Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn ficam fechados. Será possível ainda circular pelos espaços ao ar livre do parque. A medida vale por 15 dias. O decreto também suspende a concessão de férias para servidores da área de saúde.

Sugere-se às pessoas que demandam serviços na Prefeitura que o façam via telefone (3285 1300), e-mail ou redes sociais do Município, evitando o atendimento presencial.

Nenhum caso

As especulações em grupos de mensageiros dão conta que Picada Café teria um ou até dois casos suspeitos de coronavírus. Não tem. Até agora nenhum paciente apresentou todos os sintomas que indiquem para a presença do vírus. Dor de cabeça, febre alta e falta de ar são o trio de sintomas que indicam para um cuidado especial. Por isso as pessoas devem evitar também a corrida às Unidades Básicas de Saúde quando o quadro for de resfriado, por exemplo. O momento é de evitar a aglomeração de pessoas, inclusive nos Postos de Saúde. Buscar informações pelo telefone 3285 1260, número da UBS do Centro, que, aliás funciona 24 horas por dia, é o melhor a fazer. Manter o distanciamento social, evitar viagens, observar a higiene pessoal, especialmente em relação às mãos, e ventilar os espaços são algumas das dicas.