Pedagoga Sussana e secretário Marcelo são homenageados na despedida de suas funções

17/12/2020
Educação e Cultura

Resumo: São histórias que se confundem dentro da história da valorosa educação de Picada Café. Secretário de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin e pedagoga Sussana Maria Mallman Werle.

São histórias que se confundem dentro da história da valorosa educação de Picada Café. Secretário de Educação e Cultura, professor Marcelo Marin e pedagoga Sussana Maria Mallman Werle. Ele foi contratado em 2004 num contrato emergencial como professor de História. Quem era a secretária de Educação na época? Sussana. Dezesseis anos, 16 de dezembro de 2020, 16 horas. Marcelo Marin, secretário de Educação e Cultura há sete anos, é quem homenageia Sussana. Sussana, agora pedagoga na Secretaria capitaneada por Marcelo, é quem homenageia Marin.

Para entender o que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores a gente precisa contar um pouco dos momentos de preparação. Arquitetado pela assessoria da Secretaria de Educação e Cultura e contando com a cumplicidade de gestores das escolas, Marcelo imaginou que aquela surpresa seria para Sussana, ela que está se desligando das suas funções no final do ano. E o foi! Mas numa outra linha Sussana foi persuadida a pensar que aquela surpresa seria para Marcelo, ele que está se desligando de suas funções como secretário no final do ano. E o foi! Ambos homenagearam seu colega! Ambos foram homenageados por seu colega! E ambos foram aplaudidos de pé pelos colegas, amigos e familiares. Encerrava-se ali um grande ciclo.

Coube ao professor Marcelo discorrer sobre Sussana. Ele em suas palavras salientou a importância da pedagoga no processo educacional de Picada Café.  “A Suss é inspiração. Penso que todas as Secretarias de Educação deveriam ter uma Sussana, ícone na vanguarda nos processos educacionais”, elogiou. “Foi um prazer ter estado com vocês nesses 20 anos como pedagoga. Nada do que foi construído em Picada Café foi realizado por mim isoladamente, mas sim por um grupo sempre voltado para o bem e para a educação de qualidade”, ressaltou. A família de Sussana esteve presente integralmente e coube ao filho Bruno falar da mãe e profissional dedicada. “O legado que deixas, mãe, nos enche de orgulho”. A despedida foi marcada por uma placa. Sussana em 2021 passa a atuar no município de Ivoti.

Coube à pedagoga Sussana discorrer sobre Marcelo. “Todos os índices alcançados são fruto da tua coordenação da equipe, por acreditares em cada um e cada uma, uma paixão pelo trabalho que contagia.” Em placa entregue ao secretário o agradecimento ao professor Marcelo Marin pela dedicação. Além de sete anos como secretário, Marcelo acumula também sete anos como diretor da Escola Santa Joana Francisca.

O prefeito Daniel Rückert, falando em nome da Administração Municipal, agradeceu ao professor Marcelo e à pedagoga Sussana pelo profissionalismo com que se dedicaram à educação de Picada Café. “Desejo sucesso nas suas novas caminhadas. Fico feliz em ter tido uma equipe tão dedicada nos quatros anos de mandato. E levo comigo que investir em educação nunca é demais”, salientou. E assim, depois de 20 minutos de doces e sinceras palavras, mais um capítulo da vida de Marcelo e Sussana, e, por conseguinte, da história de Picada Café, era escrito.