Prefeito Luciano destaca conquistas

03/01/2022

Prefeito Luciano destaca conquistas

Resumo:

O prefeito de Picada Café, Luciano Klein, faz balanço positivo do primeiro ano de Governo e cita uma série de avanços em todas as áreas de atuação. Elogia a parceria com o vice Max Mallmann e agradece pela dedicação dos secretários municipais e demais servidores durante o ano de 2021, que trouxe vários desafios devido à pandemia.

Confira, a seguir, um breve relato sobre o trabalho realizado no último ano.

Grandes avanços na área da Saúde

A excelente condução da vacinação contra a Covid foi ponto alto do trabalho desenvolvido na área da Saúde em Picada Café. O município terminou o ano com 93,91% de sua população entre 12 e 100 anos vacinada com a 1ª dose, sendo que 93,64% receberam a 2ª dose ou dose única.

Destaque também para a mudança no transporte de pacientes a Porto Alegre (desde o início do ano com dois horários diferentes de saída e retorno), aquisição de moderno digitalizador de imagem de raio-x, realização de mutirões que garantiram a realização de 32 cirurgias de catarata, encaminhamento de 18 pacientes para avaliação cirúrgica em traumatologia e cirurgia vascular e realização semanal de exames de ecografia.

Picada Café tem Educação modelo

A aquisição de 90 notebooks para os professores e de 1.659 livros para as bibliotecas das escolas Quatro Estações, 25 de Julho, Amiguinho, Santa Joana Francisca, Dona Martha e Joaninha foram conquistas significativas na área da Educação neste primeiro ano de Governo.

Destaque também para as atividades de contraturno escolar, o sucesso da Feira do Livro e a retomada do Programa “Picada Café Desenhando Sorrisos”, que garante educação e saúde bucal nas escolas.

Obras garantem boas estradas em todo município

Basta circular pelo interior de Picada Café para confirmar que a conservação das estradas é um dos focos da atual Administração Municipal, que oferece estradas em ótimas condições para a comunidade.

Mutirões de roçadas, compactação com rolo, patrolamento, ensaibramento e melhorias nos acessos às propriedades são ações desenvolvidas diariamente pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos nas diferentes localidades de Picada Café. Além disso, é claro, há todo trabalho de limpeza e ajardinamento no centro e nas laterais da BR 116.

Em 2021 também ocorreu a pavimentação de 14.077,19m² de ruas, construção de uma pinguela e a restauração de outras três, além da tão esperada municipalização da VRS-865, que liga Picada Café a Presidente Lucena.

Revitalização do Parque e eventos marcaram o Turismo

Ciente de que o Parque Histórico Jorge Kuhn é o principal atrativo turístico de Picada Café, a Administração Municipal investiu em várias melhorias no local. Além da ampliação do pavilhão de festas, foi instalada nova e moderna cerca no entorno do lago e um icehot que oferece água quente, gelada e para pets (em parceria com a Sicredi).

Com o objetivo de incentivar o comércio e o turismo, o Governo Municipal promoveu, no último ano, uma série de eventos. A Feira do Livro, Festa do Café, Cuca e Linguiça, Expoveste, Expoflorir, Encontro de Cervejeiros, Feira do Artesanato, Encontro de Carros Antigos e Natal no Parque movimentaram a comunidade e a economia local. Destaque também para o incentivo ao Roteiro “Sabores e Cafés da Colônia” e ao Turismo Rural em geral.

Agricultura é uma das prioridades do Governo Municipal

A Administração Municipal de Picada Café, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, investiu R$ 340 mil em programas de incentivo que beneficiaram cerca de 220 produtores rurais.

Além disso, as Secretarias Municipais de Agricultura e de Obras atenderam mais de 600 pedidos de serviços de máquina e 250 pedidos de transporte de material para munícipes, empresas e produtores rurais.

Graças ao incentivo da Administração Municipal, a avicultura vem crescendo significativamente. Em 2021 foram construídos dois novos aviários com capacidade para mais de 40 mil aves e a empresa de abate de aves Leve Quintal começou a operar na antiga sede da Avesul. Também foi confirmada a instalação da empresa Nutreggs, que em dois anos deverá receber 120 mil galinhas.

A Prefeitura também levou água para moradores da rua Arroio Terra e do Canto Mahs e concedeu registro do Serviço de Inspeção Municipal - SIM para duas empresas locais.