Conscientização para o trânsito valoriza a vida

07/04/2022
Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Conscientização para o trânsito valoriza a vida

Resumo: Seja um cafeense legal!

Com o objetivo de conscientizar a comunidade para a importância de respeitar a faixa de pedestres e assim garantir um trânsito mais seguro, a Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Brigada Militar de Picada Café acabam de lançar a Campanha Cafeense Legal.

O secretário municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, arquiteto Daniel Rosa, diz que a faixa de pedestre é um importante instrumento nas ruas das cidades porque garante a proteção de quem atravessa, evita acidentes e mantém o trânsito organizado. “O motorista, ao dar passagem para o pedestre na faixa, não está apenas cumprindo com a lei, mas exercendo a prática da cidadania”, destaca. “Ainda assim, é importante lembrar aos pedestres para que antes de atravessar a via, mesmo sobre a faixa de segurança, olhem para os dois lados”, acrescenta.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Cristiane Backes Welter, diz que a campanha Cafeense Legal valoriza o cuidado com o outro. “Esta iniciativa é fundamental porque é desde pequenos que aprendemos a valorizar a vida”, enfatiza.

O comandante da Brigada Militar de Picada Café, sargento Cristiano Britto, diz que de maneira geral os cafeenses são educados no trânsito, mas destaca a importância da realização de campanhas de conscientização para qualificar cada vez mais o trânsito no município. “Pedestres e motoristas devem ter atenção permanente pois todos são responsáveis pelo trânsito”, salienta.

Brito lembra que estacionar sobre a faixa de pedestres e ciclovia é uma infração grave que gera multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira de motorista do condutor infrator.