Vem aí a festa da leitura, do leitor, do livro, do saber e da cultura

Educação e Cultura

Vem aí a festa da leitura, do leitor, do livro, do saber e da cultura

Resumo: 18ª Feira do Livro acontece entre os dias 16 e 20 de outubro

Picada Café tem na educação o seu grande mote. Há alguns anos tem figurado entre os melhores índices de desenvolvimento educacional. E o momento de comemorar esses méritos é a semana dedicada aos livros, aos leitores e aos escritores. A festa literária de Picada Café 2018 acontece de 16 a 20 de outubro, com atividades espalhadas por diversos pontos do município. A Feira do Livro, que está em sua 18ª edição, mantém seu propósito de aproximar a comunidade dos seus intentos. A programação terá atividades nas escolas, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, na Casa de Cultura Joaneta, na Sociedade Aliança e na Sociedade Joaneta em diversos horários. “A Feira do Livro é uma festa cultural em que ludicamente enaltecemos a importância da leitura, do estímulo ao conhecimento e claro, também, da cooperação como ferramenta de evolução social”, destaca o professor Marcelo Marin, secretário municipal de Educação e Cultura.

O livro, como agente da mudança e do instigador do pensar, está no centro das atenções. Novamente a comunidade escolar será beneficiado com o vale-livro. Serão distribuídos 1.400 vales ao valor de R$ 25,00 cada. No Parque Jorge Kuhn haverá a comercialização de centenas de títulos de livros. Os escritores vêm a Picada Café para fazer trocas com seus leitores. Eles estarão nas escolas e também no Parque Jorge Kuhn interagindo sobre suas obras. Aliás, muitos dos trabalhos expostos contarão as histórias dos livros dos escritores da 18ª Feira do Livro. O patrono dessa edição é o jovem escritor Eliandro Rocha.

A Feira do Livro vai além. As apresentações culturais fazem parte da programação do início ao fim. Aliás, o grande show dessa edição será do comediante Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana. Jair é um grande sucesso da internet e vem aumentando seu número de fãs com sua maneira espirituosa de falar das coisas do Rio Grande do Sul. Esse espetáculo será na noite da abertura oficial, dia 18, à noite, no Parque Jorge Kuhn, sem cobrança de ingresso. Aliás, toda a programação é isenta de ingressos.

A 18ª Feira do Livro é uma realização da Associação Cultural de Picada Café e da Prefeitura Municipal de Picada Café. Conta com o financiamento do Pró-Cultura RS, patrocínio através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Cooperativa Piá, Coopershoes e Sugar Shoes além de patrocínio direto de Sicredi Pioneira. É apoiador desse evento a Associação dos Municípios da Rota Romântica.

OS ESCRITORES CONVIDADOS

Juares de Souza

Caio Ritter

Márcia Funke Dieter