O papa do enxaimel em Picada Café

01/07/2019
Gabinete do Prefeito

O papa do enxaimel em Picada Café

Resumo: Ele tem 80 anos, é arquiteto e professor. Manfred Gerner é conhecido na Alemanha como o Papa do enxaimel (Fachwerkpapst).

Ele tem 80 anos, é arquiteto e professor. Manfred Gerner é conhecido na Alemanha como o Papa do enxaimel (Fachwerkpapst). Ele participou do restauro de inúmeras construções em enxaimel (técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos por pedras ou tijolos). Escreveu dezenas de livros sobre o tema também. Esse senhor esteve há poucos dias na região ministrando palestras em universidade de Novo Hamburgo e entidades com foco histórico. Nos intervalos entre suas palestras o senhor Manfred visitou Picada Café. Seu interesse maior era pelas construções do Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, que tem algumas com técnica enxaimel. Ele esteve acompanhado da historiadora Ângela Sperb, que por muitos anos trabalhou no resgate histórico cultural de Picada Café, da professora da Feevale e arquiteta Suzana Vielitz de Oliveira e do professor de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina, Pedro Ernesto Bühler. Foi recebido pelo prefeito Daniel Rückert, pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Cléri Spindler, pela historiadora Josiane Mallmann e pela professora Sussana Mallmann Werle. Manfred elogiou os espaços pelo grau de preservação que têm da arquitetura. “Esse é um capital histórico que precisamos manter”, colocou. Na página https://www.fachwerk-arge.de/ há menções sobre o enxaimel e suas implicações na história da arquitetura.