Picada Café estuda alternativas para viabilizar a iluminação pública em led

26/11/2019
Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Picada Café estuda alternativas para viabilizar a iluminação pública em led

Resumo: O led é uma nova tecnologia em iluminação. Seu principal ativo é produzir a mesma quantidade de luz com muito menos gasto de energia. A estimativa na comparação com as atuais lâmpadas é de que essa redução no consumo de energia seja de cerca de 60%

O led é uma nova tecnologia em iluminação. Seu principal ativo é produzir a mesma quantidade de luz com muito menos gasto de energia. A estimativa na comparação com as atuais lâmpadas é de que essa redução no consumo de energia seja de cerca de 60%. E o que Picada Café pretende fazer? Trocar os seus 1.800 pontos de iluminação pública pela tecnologia LED. O custo disso? Aproximadamente R$ 1,5 milhão. Como pagar? As alternativas existentes hoje são de fazer um parcelamento diretamente com a empresa que vier a ganhar a licitação ou buscar um financiamento na rede bancária. Importante destacar que a partir da troca da tecnologia a RGE cobra menos pelo ponto de iluminação. E essa economia cobriria o custo da instalação a médio prazo. Na tarde dessa segunda-feira, 25, o prefeito Daniel Rückert, os secretários municipais Ederson Wickert e Rúbia Michaelsen e o engenheiro elétrico Gustavo Wichmann da Silva, que fez um levantamento de todos os pontos de iluminação hoje existentes, estiveram na superintendência da Caixa em Caxias do Sul. Ali buscaram informações sobre as condições de crédito para investimentos em iluminação pública. A partir dessa conversa inicial será feito um estudo de valores. “É uma tecnologia que traz os aspectos econômicos e de sustentabilidade. Essas reuniões, estudos e troca de informações vão estabelecer o caminho que vamos tomar”, destaca o prefeito Daniel Rückert.