Comitê Municipal de Crise reúne-se com empresários

27/03/2020
Gabinete do Prefeito

Comitê Municipal de Crise reúne-se com empresários

Resumo: Decreto que estipula restrições está mantido, mas comitê pretende apresentar flexibilizações na segunda-feira, dia 30

#boletimcorona

Uma reunião excelente. Com participação desde o empresário que emprega mais de 1.000 pessoas como aquele que é por ele mesmo. Cada um com suas angústias, cada um com suas preocupações. Como o coronavírus vai impactar em meus negócios? Quando posso voltar às minhas atividades normalmente? São dúvidas que rondam o empresariado. O Comitê Municipal de Crise convidou os empresários de Picada Café para ouvir deles as suas demandas e, principalmente, como superar esse momento de crise sanitária e que também é social-econômica. O coronavírus é uma realidade. A saúde está em jogo. A questão econômica é uma realidade. Empregos estão em jogo. Como achar o ponto de equilíbrio? Esse foi o delinear do produtivo debate que aconteceu na tarde dessa sexta-feira, dia 27, no Centro de Eventos do Parque Jorge Kuhn.

O prefeito Daniel Rückert e o vice-prefeito Luciano Klein, junto com os outros integrantes do comitê, apresentaram considerações sobre a estrutura do atendimento de saúde, que pode colapsar se muitos casos graves aconteceram. Comentaram do alto número de idosos de Picada Café: 902 de 60 a 80 anos e 167 acima de 80 anos. Ressaltaram que os decretos lançados até agora foram regrados pelas orientações do Ministério da Saúde e também do Governo do Estado.

A partir de todas as questões levantadas o Comitê Municipal de Crise acordou que o decreto que estabelece o fechamento ao público de indústrias, comércio e prestadores de serviços está mantido. Há as exceções, como os postos de gasolina, supermercados, farmácias, oficinas mecânicas, hotelaria, lotérica, entre outros. Ele está em vigor até dia 06 de abril. Mas, importante, o Comitê fará discussões internas durante o final de semana para que na segunda-feira, dia 30, um novo decreto seja editado já prevendo flexibilizações em alguns setores. Os critérios, os ramos e as datas dos ajustes estarão nesse decreto. “Foi uma excelente reunião. Estamos todos preocupados, evidentemente, mas precisamos fazer tudo com segurança e cautela. Um passo de cada vez. E na segunda-feira estaremos anunciando novas medidas que vêm ao encontro desse balanço que precisamos fazer da saúde da nossa população com setor econômico que faz a roda da economia girar”, destaca o prefeito. Salienta-se que o retorno às aulas nas escolas não está em cogitação por enquanto.