Município faz ação de limpeza às margens da BR-116

28/05/2020
Agricultura e Meio Ambiente

Município faz ação de limpeza às margens da BR-116

Resumo: Retirada de lixo conta com participação de voluntárias

São vinte e um quilômetros. Começa no quilômetro 187 na divisa com Nova Petrópolis e termina no 208 no encontro com Morro Reuter. Esse é o trecho da rodovia federal BR-116 que recorta Picada Café. E grande parte desse intervalo é de uma beleza ímpar. Nesse período então em que os plátanos mudam de cor não há como não se encantar. A paisagem enche os olhos. E surpreendentemente essa paisagem recebe de quem circula na rodovia objetos que não fazem parte, em absoluto, desse contexto. São latas, garrafas, embalagens diversas que são lançadas pelas janelas dos veículos e ali ficam, depositadas, agredindo a natureza.

Mas há quem não se conforme com essa realidade. As estudantes universitárias Amanda Letícia Bauer, Ana Laura Soveral, Larissa Kiekow e Tauana Bauer são um exemplo. Com sacos plásticos em punho e com olhar fixo ao chão percorreram quilômetros de acostamento da rodovia. Sacos encheram rapidamente. A natureza agradecia, em contrapartida. “A gente acredita que num futuro bem próximo não seja mais necessário ações como essas porque as pessoas saberão que aqui não o lugar para jogar o lixo”, salienta a estudante de biologia, Amanda. Além das quatro voluntárias o trabalho de recolhimento dos resíduos à beira da BR está sendo realizado por colaboradores da Prefeitura Municipal. O prefeito Daniel Rückert acompanhou o início dos trabalhos na manhã dessa quarta-feira, dia 27, na divisa com Morro Reuter. Em apenas um dia de trabalho foram recolhidos mais de 60 sacos de 100 litros de resíduos que agora tiveram um destino adequado, a central de reciclagem. O recolhimento não tem prazo para terminar. Só será findado quando os 21 quilômetros da BR-116 estiveram percorridos. Além do recolhimento de lixo a rodovia está sendo roçada por equipes terceirizadas da Secretaria de Obras completando assim a limpeza, tornando assim novamente o visual totalmente contemplativo.