A celebração que respeita a vida

Gabinete do Prefeito

A celebração que respeita a vida

Resumo: Festa do Colono e Motorista tem missa campal e benção de motoristas

A Festa do Colono e Motorista é dentro das festas de Picada Café uma das mais tradicionais. Acontece há dezenas de anos. Os padroeiros dos colonos e motoristas, Santo Isidoro e São Cristóvão, são invocados para proteger essas classes de trabalhadores tão significativas. E 2020 tem trazido desafios para que celebrações como essa tenham sua importância ressignificada. Para isso a diretoria da Comunidade Católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro se mobilizou. E o fez de forma sensata e organizada. O distanciamento social é uma das premissas de prevenção à Covid-19. E esse parâmetro sanitário foi usado para que esse domingo fosse especial. Uma inovação: a missa foi transferida para o estacionamento do CTG Encosta da Serra. Do alto de um caminhão/altar o bispo Dom Zeno Hastenteufel e o padre André Dapper, os ministros da Eucaristia e os grupos litúrgicos e de canto conduziram a missa campal. Ela pode ser acompanhada de dentro dos carros estacionados ou ainda pela internet (link: https://www.facebook.com/parstajoana/videos/3141708552584068/). Depois da missa a tradicional procissão. Do pátio do CTG partiu-se para Joaneta e no retorno todos foram abençoados pelo padre André com água benta.

O Município participou da celebração com veículos leves, camionetes, ônibus e caminhões. Ao prefeito Daniel Rückert coube conduzir o padre André na procissão. O prefeito, que também participou numa segunda ocasião com sua moto, parabenizou a comunidade por todo empenho em manter a tradição da festa. “Em momento diferente em que estamos vivendo ter esse convívio em grupo, mesmo que cada um em seu espaço, nos fortalece para seguirmos adiante com mais fé”, destaca.