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Nota de esclarecimento pública

19/10/2020
Agricultura e Meio Ambiente

Nota de esclarecimento pública


Resumo: A partir das consultas recebidas pela Ouvidoria Municipal e também de contatos telefônicos com o Centro Administrativo, a Administração Municipal vem a público fazer esclarecimentos pontuais sobre a coleta de lixo orgânico e inorgânico no território do município.


 

        A partir das consultas recebidas pela Ouvidoria Municipal e também de contatos telefônicos com o Centro Administrativo, a Administração Municipal vem a público fazer esclarecimentos pontuais sobre a coleta de lixo orgânico e inorgânico no território do município.

 

1 – O serviço de coleta de resíduos foi terceirizado em 1997. Antes era realizado por colaboradores do Município.

 

2 – Para contratar a empresa é necessário um processo licitatório, amparado em leis como a Lei Federal 8.666, a Lei das Licitações. A premissa básica e fundamental para contratar uma empresa é o menor preço. Quem ofertar a melhor condição em valores é considerado o vencedor da licitação e, se estiver atendendo todos os requisitos do edital, é contratado.

 

3 – Os editais para a contratação da empresa que recolhe o lixo orgânico e inorgânico preveem inicialmente um ano de contrato, podendo, se ambas as partes (Município e empresa) entenderem, renová-lo anualmente, no prazo máximo de cinco anos. Expirado esse prazo é necessário um novo processo licitatório.

 

4 – O Tribunal de Contas do Estado passou a emitir alertas e fazendo considerações sobre as licitações que tinham como objeto a contratação de empresas para a coleta de lixo. Essas informações serviram como base para o Município montar o edital para contratar uma empresa para esse fim. Picada Café lançou o edital porque o prazo de contrato com a empresa Navegantes estava esgotado.

 

5 - O edital, como de praxe, foi dividido em duas etapas. A primeira, no dia 12 de agosto, foi de apresentação dos documentos exigidos em edital. Esses documentos comprovam a regularidade fiscal da empresa interessada e também a sua capacidade técnica em atender a demanda prevista: coleta, transporte e triagem. Duas empresas apresentaram a documentação: Kowal Engenharia Ambiental e KLL Transportes. A Kowal foi desclassificada pela comissão de licitações por não atender a todas as exigências. A KLL foi habilitada. Passo seguinte foi a apresentação da proposta financeira. Isso ocorreu em 21 de agosto. Como somente a KLL passou a primeira fase do edital foi dela a única proposta recebida. Decorridos os prazos regulamentares, a KLL foi declarada vencedora da licitação com o valor de R$ 35.523,81 mensais. Importante frisar: a Navegantes não participou do processo, por livre escolha.  A licitação permite a participação de qualquer empresa interessada e as sessões são públicas.

 

6 - Ficou acordado que a KLL Transportes assumiria os serviços no dia 1º de outubro em substituição a Empresa Navegantes.

 

7 - A KLL começou os trabalhos efetivamente no dia 1º, conforme a ordem de serviço determinou. Houveram problemas pontuais no início dos trabalhos, tanto em rotas como da própria logística de trabalho. A Administração Municipal, logo que percebeu alguns desarranjos, chamou para uma reunião a direção da empresa no dia 07 de outubro. Houve o comprometimento de que todos os esforços seriam realizados para que o mais rápido possível toda a dinâmica das coletas estivesse novamente em sua total normalidade. É de absoluto interesse da Municipalidade que isso ocorra. A coleta de lixo é um serviço essencial e como tal, tem recebido atenção diuturna nesse período de transição. Acreditamos que em poucos dias, passada essa fase inicial de trabalhos, a empresa estará cumprindo com excelência seus serviços com a comunidade cafeense. Ademais, o Município, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, continua à disposição para esclarecimentos e para receber informações sobre os serviços. Os contatos podem ser feitos pelo telefone 3285 1300 ou ainda pela Ouvidoria Municipal, no site picadacafe.rs.gov.br.

 

 

Picada Café, 19 de outubro de 2020


Fonte: Assessoria de Imprensa
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