Município participa da construção de mais dois aviários

10/12/2020
Agricultura e Meio Ambiente

Município participa da construção de mais dois aviários

Resumo: Números de crescimento da agricultura confirmam acerto no investimento realizado nos últimos anos

São 12 aviários construídos na gestão atual voltados para a criação de aves de corte como também para a produção de ovos. O Município dá a sua participação com o preparo do terreno em que os pavilhões são colocados. São máquinas e caminhões que deslocam a terra, ajustam o nível para então serem montadas as estruturas que receberão os frangos/galinhas. Investimento em milhares de horas/máquina que refletem em números positivos na economia local. A expectativa é de que o crescimento da agricultura passe de 50% até o final desse ano em comparação a 2017.

O valor adicionado (notas fiscais emitidas durante um ano) tem representado esse aumento da atividade na agricultura. Em 2016 ele representava R$ 14,1 milhões. Em 2019 chegou a R$ 20,2 milhões. Com o incremento dos novos aviários em 2020 esses números devem ser ainda mais positivos na sequência, representando acréscimo no retorno de ICMS para o Município. A participação da agricultura no contexto geral econômico de Picada Café também tem crescido gradativamente. Era de 11,71% em 2016 e agora está em 13,64% a participação. Para o prefeito Daniel Rückert os investimentos feitos na agricultura vão representar ganhos a médio e longo prazos. “A agricultura de alto rendimento é um ramo que pode agregar muito economicamente às nossas propriedades. E para o Município isso gera retorno ao longo dos anos, com o incremento do retorno de ICMS, importante para os investimentos da gestão.” Tanto o prefeito Daniel como o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Aloysio Adalberto Bischoff, têm acompanhado as obras in loco. Os dois últimos aviários que estão sendo construídos ficam em Joaneta, na Rua Arroio Terra.