Confirmado: Picada Café é contemplado pelo projeto Pavimenta

08/12/2021
Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Confirmado: Picada Café é contemplado pelo projeto Pavimenta

Resumo: Recursos serão investidos na pavimentação de trecho da rua Vicente Prieto.

Picada Café é um dos municípios contemplados na primeira etapa do projeto Pavimenta, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). O anúncio oficial foi feito pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira, 8, no Palácio Piratini. Nesta primeira etapa o Pavimenta vai destinar R$ 177,8 milhões para 175 municípios investirem em projetos de infraestrutura rodoviária englobando obras, sinalização e acessibilidade nas cidades.

Durante o anúncio, Leite disse que este é um novo passo que o Estado está dando em direção ao desenvolvimento. “Queremos que essa iniciativa de proximidade e parceria com os municípios nos projetos estruturantes se torne uma política de Estado, ultrapassando governos”, salientou.

O lançamento do projeto e a publicação do edital ocorreram em junho e o Estado recebeu 453 projetos de 417 municípios. Após criteriosa análise das propostas, 43% dos projetos inscritos foram contemplados e os municípios habilitados foram divididos em três diferentes faixas, conforme o número de habitantes. Picada Café está na faixa 1 (municípios com até 20 mil habitantes) e deve receber até R$ 1 milhão de investimento estadual.

A assinatura dos convênios para o repasse de recursos deve ocorrer no próximo dia 15 de dezembro. O Pavimenta integra o programa Avançar, que reúne ações e investimentos do governo gaúcho em diferentes áreas e já ultrapassa R$ 4 bilhões.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busato, diz que a adesão expressiva ao programa é fruto de um forte posicionamento da gestão estadual de modernizar o Estado. “O Pavimenta é um programa que me orgulho em fazer parte porque atende especificamente as necessidades dos municípios apontadas pelos prefeitos e que vai fazer a diferença”, acrescentou.

Na foto, momento em que foi protocolado o projeto de Picada Café, que deve pavimentar trecho da rua Vicente Prieto, que liga Joaneta a Pinhal Alto.