Secagem e armazenagem de grãos em discussão

18/05/2022
Agricultura e Meio Ambiente

Secagem e armazenagem de grãos em discussão

Resumo: Tema vem sendo amplamente discutido nos municípios gaúchos.

Na última terça-feira, 17, o assistente técnico regional da Emater, João Vila, visitou proprietários rurais de Picada Café que manifestaram interesse na construção de silos para secagem e armazenagem de grãos.

Após as visitas ocorreu importante reunião entre João Vila, o engenheiro agrônomo Rafael Hoss, a extensionista Elisete Benke e o secretário municipal Neco Linck (Agricultura e Meio Ambiente) sobre ações na tentativa de desenvolver um programa municipal de secagem e armazenagem de grãos.

De acordo com João Vila, construir um silo na propriedade garante milho para consumo com grãos de maior qualidade e redução de mão de obra e custos com secagem e transporte da produção. “Atualmente os agricultores familiares podem elaborar projetos e financiar a construção via Crédito Rural, a exemplo do PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”, salienta.

O secretário Neco destaca que o município já possui vários programas de subsídios e apoio aos agricultores cafeenses e a intenção é analisar a possibilidade de compra de um determinador de umidade e de um vagão graneleiro, bem como buscar formas de auxiliar financeiramente na construção de silos secadores em Picada Café.