04/08/2022
Saúde e Assistência Social

Resumo: Proteja!

Diferença entre os diagnósticos de excesso de peso:

Risco de Sobrepeso - Crianças possuem peso adequado, porém estão em risco de desenvolver sobrepeso, ou seja, de estarem acima do peso.

Sobrepeso - Crianças possuem peso acima do esperado para sua idade. Ainda não é considerado doença.

Obesidade e Obesidade Grave - Crianças possuem peso muito acima do esperado para sua idade. Já é considerada uma doença.

Por que falar de obesidade infantil?

A criança obesa tende a desenvolver um conjunto de doenças metabólicas como pressão alta, colesterol e triglicerídeos elevados, aumento das taxas de açúcar no sangue (diabetes), além de alterações ortopédicas e respiratórias importantes que podem prejudicar o crescimento.

Também é muito importante citar que crianças obesas podem sofrer consequências psicológicas, emocionais e sociais devido ao excesso de peso, sendo que estes aspectos demandam tanta atenção quanto as complicações clínicas da obesidade infantil. A obesidade pode afetar a imagem corporal da criança, prejudicando a forma de pensar em relação a si mesma, podendo interferir nos seus comportamentos e contribuir para a baixa autoestima e para a construção de uma relação não saudável com o próprio corpo.

Assim, as repercussões da obesidade acontecem em todas as fases do crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente e podem permanecer a curto, médio e longo prazos. Por isso falar sobre este assunto é tão importante, pois prevenir, identificar e tratar o mais cedo possível é fundamental!

* Você recebeu o bilhete de avaliação nutricional do seu filho? O peso e o crescimento do seu filho estão saudáveis ou precisam de atenção? *

Texto: Grupo de Trabalho do PROTEJA: nutricionista Gabriela Betemps, nutricionista Daiane Ternus e psicóloga Morgana Justen.