Professora cafeense escreveu livro sobre a história de Vale Real

05/12/2022

Professora cafeense escreveu livro sobre a história de Vale Real

Resumo: Therezinha tem paixão por escrever.

O prefeito Luciano Klein recebeu em seu gabinete, nos últimos dias, a professora e escritora Therezinha Madalena Kuhn e seu marido Inácio Schmitt, que presentearam o Prefeito e o vice-prefeito Max Mallmann com o livro “História de Vale Real -1851/2021”, escrito por Therezinha no ano passado.

Luciano agradeceu pelo presente e elogiou a iniciativa da professora em resgatar e registrar a história do município vizinho de Vale Real.

A escritora nasceu em 28 de setembro de 1949, na comunidade de Joaneta, município de Picada Café, então pertencente a São Leopoldo. Após iniciar os estudos em escola da própria comunidade, seguiu a formação do primário no Colégio São José, de São Leopoldo, e concluiu o Curso Primário Completo na Escola São Pedro, de Gramado.

Em 1972 ingressou na Escola Normal de 1º Grau São José, de São Leopoldo, onde também obteve o título de professora de 2º grau (ensino médio). A partir disso, ingressou na vida acadêmica, obtendo formação superior em Estudos Socias, no ano de 1979. Tem especialização em História da América Latina, em 1982, ambas pela Universidade de Caxias do Sul, e é certificada pela participação no V Seminário Internacional de Alfabetização, promovido pela Feevale no ano de 1989.

A autora, hoje residente no município de Picada Café, tem longa trajetória no magistério, com destaque para a sua atuação na Escola Estadual de Ensino Médio Bernardo Petry, de Vale Real. Neste educandário, além de docente, atuou também como diretora por um período.