Obra na Rua Carlos Utzig será retomada

18/01/2018
Obras e Serviços Públicos

Obra na Rua Carlos Utzig será retomada

Resumo: A empreiteira está autorizada para dar seguimento à obra.

A obra parou lá em dezembro. Má vontade da Prefeitura? Pelo contrário! O que está acontecendo que a empreiteira não deu seguimento ao asfalto da Rua Carlos Utzig no Bairro Esperança? O dinheiro dessa obra, parte dele, R$ 350 mil, veio do governo federal através de uma emenda do deputado federal Nelson Marchezan Jr. Só que essa grana não é depositada integralmente na conta da Prefeitura. Como funciona? O dinheiro é liberado em três parcelas em percentuais de 50%, 30% e 20%. A empreiteira vai executando a obra. A Caixa, que é quem libera o dinheiro, vem fiscalizar e autoriza o Município a pagar. Lá em dezembro a empreiteira fez a primeira parte dessa obra. A Caixa veio fiscalizar e liberou mais uma parte do recurso na semana passada para que a Prefeitura repasse à empreiteira o que ela executou até agora. A empreiteira está autorizada para dar seguimento à obra. A previsão é de que agora termine-se o capeamento asfáltico ficando os acabamentos para uma última etapa. Essa parada que aconteceu foi pelas questões burocráticas que envolvem as obras quando elas têm recursos federais envolvidos, especialmente na demora da liberação deles. Isso gera uma insegurança nas empreiteiras em geral porque correm o risco de executar a obra e levar meses para receber o recurso.

Ademais, a previsão é de que a empreiteira retome a obra nos próximos dias. Enquanto isso, a Secretaria de Obras do Município fará ações no trajeto para que a circulação dos veículos não fique comprometida pelo terreno instável que se tem hoje.