Arquivo Público Municipal passa a ter um espaço apropriado

19/11/2018
Administração e Fazenda

Arquivo Público Municipal passa a ter um espaço apropriado

Resumo: A Administração Pública gera diariamente uma série de documentos que registram os atos oficiais. Esses documentos alimentam, em primeiro momento, o arquivo morto. Servem de consulta e referência para pesquisas e apoio para elaboração de outros documentos.

A Administração Pública gera diariamente uma série de documentos que registram os atos oficiais. Esses documentos alimentam, em primeiro momento, o arquivo morto. Servem de consulta e referência para pesquisas e apoio para elaboração de outros documentos. O volume, evidentemente, aumenta a cada ano e para que esse acesso seja fácil a necessidade de uma organização impera. Nessa ordem a Administração Municipal está implantando o Arquivo Público Municipal, com espaço para tal e com servidores responsáveis por sua organização. Anelise Ruppenthal Trierweiler, Glauber West Ferreira e Lucas Daniel Stoffel são os três servidores que integram a Comissão Permanente de Avaliação Documental. Cabe a eles estruturar e organizar a documentação acumulada. A separação e arquivamento dos documentos segue uma tabela de temporalidade e classificação.

O Arquivo Público Municipal é um importante auxiliar da Administração Pública na tomada de decisões. E, como a transparência indica, essa documentação está à disposição da população. Basta protocolar na Prefeitura o pedido de cópia do documento de interesse. O Arquivo Público Municipal fica junto à Biblioteca Pública Municipal José Lutzenberger.