Temos água em Quatro Cantos e em Arroio Terra

14/12/2018
Agricultura e Meio Ambiente

Temos água em Quatro Cantos e em Arroio Terra

Resumo: Os técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural terminaram a perfuração de dois poços artesianos.

Os técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural terminaram a perfuração de dois poços artesianos. Um fica em Quatro Cantos. Aproximadamente 250 metros foram perfurados. Vazão aproximada de seis mil litros/hora. Esse poço será interligado a rede já existente. Qual o impacto? Com esse poço ligado não será mais preciso bombear água de Picada Holanda até Morro Bock e dali para o Quatro Cantos. Com o poço de Quatro Cantos essas duas localidades serão abastecidas por gravidade. O desligamento das bombas de recalque entre Picada Holanda e Quatro Cantos deve significar uma economia de R$ 120 mil anuais em energia elétrica. Cerca de 100 famílias recebem água nessa região do sistema público municipal. O segundo poço fica em Arroio Terra. Uma perfuração de aproximadamente 90 metros.  Vazão de 8.000 litros/hora. Ele deverá atender cerca de 12 famílias que ainda não têm acesso a rede de água pública. “Graças a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o apoio do deputado Élton Weber conseguimos trazer as máquinas para Picada Café”, agradece o prefeito Daniel Rückert. Pelo convênio realizado o Estado fornece os equipamentos e os funcionários e o Município, em contrapartida, custeia o combustível. Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Aloysio Adalberto Bischoff, responsável pela gestão do abastecimento público de água, esses poços que serão interligados à rede representarão um substancial acréscimo à robustez do sistema.  “Isso terá que ser nossa preocupação daqui por diante. Fazer investimentos que garantam a sanidade do processo, tanto em qualidade como em quantidade de água oferecida à população. ”