Para o meio ambiente se manter agradável é preciso ensinar a cuidar

17/06/2019
Agricultura e Meio Ambiente

Para o meio ambiente se manter agradável é preciso ensinar a cuidar

Resumo: A Semana do Meio Ambiente foi de diversas ações. Foram seis dias de atividades voltadas especialmente para o ensinar. Ensinar e mostrar para as novas gerações como fazer para que o meio ambiente ainda seja um espaço agradável para a raça humana nos anos vindouros.

A Semana do Meio Ambiente foi de diversas ações. Foram seis dias de atividades voltadas especialmente para o ensinar. Ensinar e mostrar para as novas gerações como fazer para que o meio ambiente ainda seja um espaço agradável para a raça humana nos anos vindouros. Nessa linha foram realizadas palestras nas escolas e visitas in loco à usina de triagem em Morro Bock. As palestras nas escolas foram da professora Maria Helena Piccinini Zanchi. Ela representava a empresa Navegantes Limpeza Urbana, que é a responsável pela coleta do lixo em Picada Café. O enfoque da fala da professora foi sobre a importância de fazer a separação nas residências dos resíduos entre recicláveis e não-recicláveis. A coleta seletiva é mais eficiente quando há essa devida separação. Quando o lixo orgânico é misturado ao reciclável ele acaba contaminando o segundo e, por conseguinte, inutilizando os dois. Aliás, consegue-se reciclar somente 40% do lixo seco justamente por causa da falta de seleção adequada dos resíduos nas casas. Alunos das Escolas Santa Joana Francisca e 25 de Julho puderam verificar na usina de triagem essa situação. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Aloysio Bischoff, e a bióloga Marícia Isabel Luft alertaram que o mundo não melhorar seus processos de reciclagem e reaproveitamento de materiais chegará o tempo em que não haverá mais espaços para destinar o lixo.

E para os adultos a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 03 e 08 de junho, também teve atenção. Duas campanhas de coletas de resíduos aconteceram. Uma foi de embalagens de agrotóxicos. 274 embalagens foram trazidas das propriedades rurais para terem seu destino adequado. E algumas dezenas de aparelhos eletrônicos foram recolhidas também. Esse material será repassado a empresas especializadas em reciclá-lo. A Emater fez uma ação com produtores rurais para mostrar como proteger fontes de água. E no último dia de atividades, dia 08, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o Grupo de Escoteiros Araquã fizeram a distribuição de 650 mudas de árvores frutíferas e nativas.  “O meio ambiente se torna sustentável com pequenas atitudes no nosso dia-a-dia. Se cada um tiver essa consciência as futuras gerações terão a oportunidade de viverem num planeta equilibrado”, alerta o secretário Aloysio.