Martin Altevogt deixa condução do Coral Municipal e Vocal de Picada Café

10/10/2019
Educação e Cultura

Martin Altevogt deixa condução do Coral Municipal e Vocal de Picada Café

Resumo: Profissional estava há 13 anos à frente desses grupos que representam o Município

No sábado, 05, em Nova Prata, durante o Festival Especial de 45 anos do Coral Armorial, Martin Altevogt dirigiu pela última vez o Vocal de Picada Café. Encerrava-se ali um ciclo glorioso de 13 anos. Um período de muitos ensinamentos, trocas e de elevação do canto coral, uma marca de Picada Café. Em 2006, a convite do então prefeito Luciano Klein e da presidente da Associação Cultural, Margarida Arend, Martin aceitava o desafio de dirigir o Coral Municipal, que tem em seu cerne principal a representação da Cidade dos Lírios por onde passa. Em 2011 criou-se o Vocal Juvenil de Picada Café que três anos depois tornou-se o Vocal de Picada Café. Este tem exclusivamente vozes femininas. Vinte e duas cidades receberam apresentações dos coros dirigidos por Martin nesses treze anos, além, claro, estar sempre presente nos eventos locais, como Kaffeeschneis´Fest, Feira do Livro, Festa do Café, Cuca e Linguiça e outros menores, sempre com entusiasmo e alegria. De 2006 a 2019 foram mais de 200 apresentações com público estimado em 45 mil pessoas!

Dois concertos marcaram a despedida de Martin em Picada Café. O primeiro foi no dia 29 de setembro, durante Encontro Municipal de Corais na Igreja Evangélica São João.         E a última apresentação do Coral Municipal e do Vocal foi na Feira do Livro, em concerto didático para alunos do ensino médio da Escola Décio Martins Costa, no dia 1º, à noite. Além de dirigir seus cantores Martin também deu aula. Explicou como se dá a contraponto das vozes nos corais, quantas vozes há e também falou das habilidades que o cantor precisa ter. Ao final, agradecimentos e dessa vez os aplausos foram para ele, Martin. “Foi uma alegria ter participado desse processo evolutivo do canto coral de Picada Café e tenho certeza que a Cândida dará sequência como profissional de excelência que é e desde já desejo sucesso”, salientou. O maestro agradeceu também os secretários municipais Carla Chamorro e Marcelo Marin pela parceria em divulgar o canto coral e especialmente aos cantores do Vocal e Coral Municipal de Picada Café, por tornarem as terças-feiras de ensaio e as diversas apresentações tão significativas. Antes da apresentação na Escola Décio Martin esteve ainda com o prefeito Daniel que lhe agradeceu por todo trabalho realizado e colocando as portas de Picada Café sempre abertas para futuras parcerias.

Na próxima terça-feira, dia 15, Cândida Maldaner conduzirá o primeiro ensaio do Vocal e do Coral Municipal de Picada Café, a partir das 18h30min, na Sociedade Aliança.