Uma produção em meio à cidade é possível

28/12/2020
Agricultura e Meio Ambiente

Uma produção em meio à cidade é possível

Resumo: Família produz pepino e pimentão em estufa

Um terreno ao lado da casa. Uma vontade de um filho. O empenho da família. Assim, no centro da cidade, no Loteamento Arroio das Pedras, ergueu-se uma estufa de 27 metros de comprimento por seis de largura para a produção de alimentos. Para isso a família Kuhn, dos pais Germano e Adriana, e dos filhos Matheus, Mika e Jamilly, juntou suas economias para realizar esse sonho em 2020. Postes, lonas, terra, água, adubos e sementes. E passados poucos dias, plantio aconteceu em 02 de novembro, é hora de colher pepinos e pimentões, todos produzidos sem agrotóxicos. “O Matheus sempre sonhou em fazer essa estufa. E agora, além dele, todos da família ajudam um pouco para que a produção aconteça”, explica a mãe Adriana, que supervisiona o filho Mika colhendo os pimentões, produzidos nas cores verde, amarela e vermelha. Matheus, por enquanto, continua em seu emprego no setor calçadista e ajuda em seus horários de folga. Toda a produção está sendo absorvida pelo comércio local e clientes particulares. A ideia da família é dobrar o tamanho da estufa em 2021.

Essa dinâmica foi possível com a assessoria da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tanto na questão de logística, no transporte de materiais como também no suporte dos trâmites burocráticos para regularizar o empreendimento. Na semana passada o secretário Aloysio Bischoff visitou o espaço para acompanhar in loco como a produção está se desenvolvendo. “É uma prova de que com responsabilidade técnica podemos desenvolver novas dinâmicas de produção, mesmo em espaços confinados”, destacou.

Secretário faz relatório de sua gestão

Ao encerrar seu trabalho frente à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o secretário Aloysio fez um relatório de suas atividades durante os quatro anos de gestão para os integrantes do Conselho Municipal de Agricultura no dia 18 de dezembro. O secretário salientou os avanços no setor primário o que resultaram em uma maior participação no retorno de ICMS do Município. Elencou que a busca de novas tecnologias para a produção também foi uma linha de atuação da pasta, fazendo com que os produtores tivessem mais retorno em seus investimentos. Por outro lado, a abertura de ações como a Feira da Agricultura Familiar e a criação do Sistema de Inspeção Municipal abriram caminhos para novos empreendimentos e renda.