Agora Picada Café tem rede de monitoramento agroclimático

19/10/2021
Agricultura e Meio Ambiente

Agora Picada Café tem rede de monitoramento agroclimático

Resumo: Tecnologia estará a serviços do setor agrícola de Picada Café.

Na última sexta-feira, 15, aconteceu o lançamento do Projeto Miniestação de Monitoramento Agroclimático, em ato realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes representantes da Emater municipal e regional, Sicredi Pioneira, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Secretaria Municipal da Agricultura, além dos produtores escolhidos para fazerem parte do projeto: Antônio Roberto Holz, Cristian Klein e Marcos Simon.

A ação é fruto de parceria entre Emater/RS-Ascar, agricultores e Sicredi Pioneira. Além das três miniestações de Picada Café, outras 47 também patrocinadas pela Sicredi estão sendo instaladas em cinco municípios da região: Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

As miniestações são distribuídas em propriedades rurais de famílias voluntárias que farão a leitura e registro dos dados - datas e volumes das chuvas e temperaturas máximas e mínimas ocorridas em cada semana - que serão disponibilizados para a Emater/RS-Ascar e Sicredi todas as segundas-feiras.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Rafael Hoss, diz que o acompanhamento desses dados é importante para o desenvolvimento das atividades agropecuárias, contribuindo para o planejamento da propriedade rural desde a reservação de água, a semeadura, até a colheita das culturas e aproveitamento das pastagens. “Também servirão para casos de enquadramento do seguro agrícola e execução das perícias de Proagro com mais precisão”, enfatiza.