Leve Quintal é destaque estadual

02/02/2023
Agricultura e Meio Ambiente

Leve Quintal é destaque estadual

Resumo: O prefeito Luciano Klein acreditou e incentivou a instalação da empresa em Picada Café.

A empresa Leve Quintal, de Picada Café, teve seu trabalho reconhecido em recente matéria divulgada pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), que destacou o investimento que o setor avícola do RS está fazendo no abate de aves descarte.

O prefeito Luciano Klein e o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Picada Café, Neco Linck, elogiam a determinação dos diretores da empresa, que iniciaram as atividades no município em tempo recorde e que em 2022 abateram cerca de 2,6 milhões de aves de descarte.

Na foto, diretores da empresa e autoridades municipais durante o ato de entrega do registro do Serviço de Inspeção Municipal - SIM para a Leve Quintal, em abril do ano passado.

Indústria avícola do RS investe no abate de aves descarte
26/01/2023

O setor avícola industrial está investindo no abate especializado para aves poedeiras com idade avançada no Rio Grande do Sul. Há alguns anos, após encerrarem os ciclos produtivos, os animais eram enviados para outros estados e levadas ao abate adequado para estas aves.

Atualmente, o RS já tem estabelecimentos para esse tipo de abate, medida de controle e mitigação de risco sanitário implementada a pedido do setor para evitar o trânsito interestadual destas aves. É o caso do frigorífico Leve Quintal, situado no município de Picada Café, e que tem contribuído para manter o descarte no território gaúcho. Em 2022, o frigorífico abateu cerca de 2,6 milhões de aves de descarte no RS. “Estamos colaborando com a prevenção sanitária e trazendo alternativas com menos impacto de custos e de logística para os produtores do estado”, comenta o diretor do Frigorífico Leve Quintal, Gilberto da Fonseca.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) vem acompanhando atentamente este mercado, ao passo que também está priorizando a segurança sanitária. “Este processo de abate dessas aves dentro do RS é uma reivindicação antiga do setor agroindustrial avícola gaúcho e uma atitude responsável que ajuda o desenvolvimento e a prevenção sanitária”, comenta o presidente executivo da Organização Avícola do RS (Asgav/Sipargs), José Eduardo dos Santos.

Santos reitera que, em tempos de aumento de casos de Influenza Aviária no mundo, todas as medidas e iniciativas que diminuam os riscos sanitários são de extrema importância.

Fonte: Comunicação ASGAV/SIPARGS - O.A.RS