Picada Café investe em secagem e armazenagem de grãos

08/03/2023
Agricultura e Meio Ambiente

Picada Café investe em secagem e armazenagem de grãos

Resumo: Tecnologia a serviço dos agricultores.

Junto com o início da colheita do milho vem a preocupação para os pequenos produtores: “onde secar e onde armazenar a safra...”, e neste ano a preocupação aumentou, pois reduziram os locais que prestavam o serviço de secagem de grãos no município.

Pensando nisso, a Emater, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, tem reforçado a divulgação de um modelo de Silo Secador de Grãos desenvolvido pela Emater há mais de 10 anos, e que já está sendo copiado por produtores de fora do Estado, pois seca diversos tipos de grãos com baixa temperatura (ar natural) e proporciona aeração durante o armazenamento (com resfriamento), mantendo a qualidade do produto.

Vantagens do Silo Secador:

- Proporciona autonomia nos negócios (mantém os grãos na propriedade até o melhor momento para a comercialização).

- Reduz as perdas qualitativas e quantitativas dos grãos.

- Reduz os custos de secagem, armazenagem e expurgo.

- Evita frete externo (levar e buscar os grãos em terceiros).

- Utiliza os resíduos da pré-limpeza na propriedade (alimentação de animais).

- Agrega valor ao produto (maior qualidade dos grãos).

- Baixo custo construtivo (material simples e fácil construção).

- Tecnologia limpa, por usar ventilação somente do ar ambiente.

- Tamanho de construção adaptado à produção da propriedade.

- Fácil manejo.

- Projeto técnico sem custos, elaborado pela Emater/RS do município adaptado às necessidades do produtor.

- Linha de crédito para construção do Silo, com juros de 3% ao ano e prazo de 10 anos para o pagamento.

No município de Picada Café tem aumentado a procura de produtores interessados na instalação deste tipo de silo, que resolve tanto o problema da secagem como também o da armazenagem dos grãos produzidos na propriedade. Atualmente existem cinco propriedades que já possuem este modelo de silo, com capacidade de armazenar em torno de 3 mil sacos. Além destes, existem mais produtores encaminhando projetos e estima-se que a capacidade de armazenamento seja dobrada até a próxima safra.

A Emater e a Secretaria Municipal da Agricultura lembram também que recentemente o município adquiriu um determinador de umidade de grãos e que o mesmo está disponível para que os produtores tragam amostras até a Emater para analisar se a umidade já está no ponto ideal para a colheita ou baixa o suficiente para armazenagem.

Na foto, visita à propriedade do agricultor Lauro Backes.