Coordenador do Polo UAB de Picada Café participa de evento em Brasília

12/09/2023
Educação e Cultura

Coordenador do Polo UAB de Picada Café participa de evento em Brasília

Resumo: Professor Geovane representou Picada Café em evento nacional.

O Coordenador do Polo UAB de Picada Café, professor Geovane Rinker, esteve em Brasília nos dias 5 e 6 de setembro, onde acompanhou a entrega do "1º Prêmio Polos Ead UAB em Ação 2023" e participou da reunião técnica com os coordenadores de Polo UAB do Brasil.
Geovane explica que o 1º Prêmio Polos EaD UAB em Ação teve como objetivo valorizar as iniciativas próprias de trabalhos executadas pelos polos UAB e que a comenda premiou os polos que mais se destacaram na proposição, organização e execução de ações de educação e integração com a comunidade, no âmbito municipal e regional. “Os três primeiros colocados foram Santo Antônio da Patrulha/RS, Beberibe/CE e Nova Friburgo/RJ”, salienta.
No ato da cerimônia, compuseram a mesa a presidente da Capes, Mercedes Bustamante; a diretora de Educação a Distância da instituição, Suzana dos Santos; e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.
Em outra pauta do encontro, conversaram o Coordenador Geral de Polos e Tecnologias Educacionais (CGPOT), professor Alexandre Marques Póvoa e o Coordenador de Apoio a Polos (COAP), João Franco Neto, para trazer informações sobre o trabalho desenvolvido na CAPES, bem como sobre o novo edital para proposição de cursos de graduação e pós-graduação a serem ofertados a partir do próximo ano.

Giovane destaca que o Polo Universitário de Picada Café está vinculado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB desde 2007 e que opera em regime de colaboração entre a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES integrantes do Sistema UAB. O objetivo do sistema é a interiorização e expansão da formação de ensino superior no país, trazendo a formação aqueles locais geograficamente desprovidos no acesso à universidade. O Polo UAB, além de estimular o contínuo aperfeiçoamento profissional, torna-se centro de formação e referência em sua região.
Atualmente, o Polo de Picada Café possui parceria com seis instituições públicas de ensino: UFRGS, UFPEL, UFSM, FURG, IFSUL e UNIFESP, que contribuem com as 14 ofertas das turmas em andamento, sendo sete de graduação, seis de especialização e uma de nível técnico.