Uma salva de palmas para a fé

19/08/2018
Turismo, Indústria e Comércio

Uma salva de palmas para a fé

Resumo: Praça Santa Joana Francisca de Chantal agora é espaço de turismo e religiosidade

Aquele lindo espaço às margens do Rio Cadeia agora tem em seu ponto mais alto uma gruta. E essa gruta protege a imagem de Santa Joana Francisca de Chantal. Foi nesse domingo, 19 de agosto de 2018, que essa imagem passou a fazer parte do da praça que leva seu nome também. Foi inaugurada no final da manhã a revitalização da praça, que recebeu melhorias no paisagismo e a devida identificação como espaço turístico do município. A gruta com a imagem de Santa Joana Francisca de Chantal referência a fé que a comunidade de Picada Café tem.

A benção da Gruta Santa Joana Francisca de Chantal foi acompanhada por dezenas pessoas da comunidade, a maioria ligada à Paróquia de Joaneta. Coube à professora e entusiasta Patrícia Rosina Stoffel Hansen coordenar esse momento. Prestigiado o foi pelo prefeito Daniel Rückert, presidente da Câmara de Vereadores, Karin Spier, secretários municipais Cléri Spindler e Darci Knorst, vereadores e representantes dos conselhos econômicos das comunidades ligadas à Paróquia Santa Joana Francisca de Chantal. Desde 1898 a comunidade de Joaneta tem sua igreja como padroeira Santa Joana Francisca de Chantal. Em 2005, a partir da lei ordinária 902, o então espaço às margens da Rua Vicente Prieto foi nomeado Praça Santa Joana Francisca de Chantal. Coube à jovem Verônica Frank dissertar sobre a história de vida de Santa Joana (abaixo).

Depois do momento inicial da solenidade ao pé da praça coube ao prefeito Daniel Rückert e ao padre André Nicolau Dapper conduziram o povo para a parte mais alta para a benção da gruta e da imagem de Santa Joana. Eles cortaram uma fita para simbolicamente marcar esse dia histórico. Padre André invocou as bênçãos divinas para que Santa Joana possa receber as preces dos fiéis. Com o cântico “Santa Joana, rogai por nós, intercedei a Deus por nós” a comunidade fervorosamente mostrou a sua fé. Uma salva de palmas e uma foto para a prosperidade encerrou esse ato que é um testemunho da vida em comunidade, tão fortemente praticada em Picada Café, independente do culto ou religiosidade que cada um pratica. Júlio Valentin Welter, 92 anos, que fora o proprietário da terra onde está a praça, foi um dos primeiros a pedir as bênçãos de Santa Joana nesse novo espaço de fé de Picada Café.

Patrocinadores e apoiadores que contribuíram para a aquisição da imagem da santa e organização do espaço

- Equipe de gincana Joaninha

- Pedro Inácio Hansen e família

- José Leão Stoffel e família

- Patrícia Rosina Stoffel Hansen

- Cléri Spindler

- Alessandro Daniel Hansen

- Câmara de Vereadores de Picada Café

- Miro & Lida Jardinagem

- Secretarias de Obras e Turismo de Picada Café

Sobre Santa Joana Francisca de Chantal

Santa Joana Francisca com 20 anos casou-se com um Barão (Barão de Chantal), tiveram quatro filhos e juntos começaram a educar os filhos, principalmente com o exemplo. Joana era sempre humilde, caridosa para com o esposo, filhos e empregados; amava e muito amada.

Tristemente perdeu seu esposo que foi vítima de um tiro durante uma caça e somente com a graça de Deus conseguiu perdoar os causadores, e corajosamente educar os filhos. Como santa viúva, Joana conheceu o Bispo Francisco de Sales que a assumiu em direção espiritual e encontrou na santa a pessoa ideal para a fundação de uma Ordem religiosa. Isto no ano de 1604. A partir disso, começou e se desenvolveu uma das mais belas amizades que se têm conhecido entre os santos da Igreja.

Santa Joana Francisca de Chantal, já com os filhos educados, encontrou resistência dos seus familiares, porém, diante do chamado de Cristo, tornou-se fundadora das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora. Seguindo o exemplo de Maria, a santa de hoje com suas irmãs fizeram um grande bem à sociedade e à toda Igreja. A longa vida religiosa da Senhora de Chantal foi cheia de trabalhos, sofrimentos e consolações. Faleceu em Moulins, no ano de 1641. Nessa época, já existiam na França noventa casas da sua Ordem.

São Francisco de Sales nunca abandonou a filha espiritual; sobreviveu-lhe ela dezenove anos e repousa a seu lado na capela da Visitação, em Annecy (local da fundação da primeira casa da Ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora).

No dia 12 de agosto de 1767 Santa Joana Francisca de Chantal foi canonizada para ser venerada como modelo de perfeição evangélica em todos os estados de vida.

Fonte: Site Santo do Dia

Fotos Marco Dieder