Conteúdo Principal
Conteúdo Principal

Histórico

Picada Café: Em cada bairro, muitas histórias.

A região de Picada Café começou a ser ocupada por famílias de imigrantes alemães, após a retomada da imigração interrompida entre os anos de 1830 e 1845. Administrativamente, Picada Café esteve vinculada à São Leopoldo – e, enquanto São Leopoldo pertencia a Porto Alegre, a este município – depois a São Sebastião do Caí.

Antes de sua emancipação, em 20 de março de 1992, Picada Café pertencia à Nova Petrópolis. Ao emancipar-se recebeu áreas dos municípios de Dois Irmãos, Ivoti e Nova Petrópolis, totalizando aproximadamente 83 quilômetros quadrados.

Até meados do século XIX, as principais vias de contato entre São Leopoldo – a sede da Colônia – e os diversos núcleos, eram as picadas – trilhas por onde transitavam os animais carregando produtos coloniais e trazendo os que eram consumidos localmente. As picadas foram as únicas vias possíveis, abertas nas encostas escarpadas e de difícil trânsito, quando não havia rios navegáveis. Posteriormente, essas vias foram ampliadas e deram lugar ao trânsito de carretas – tornaram-se carreteiras. A maioria das estradas atuais foi construída sobre esses caminhos primitivos. A picada de Picada Café começava a 24 quilômetros de São Leopoldo e se estendia por 15 quilômetros.

Localizada na Encosta da Serra Gaúcha, Picada Café apresenta uma geografia montanhosa, com matas nativas, riachos que deságuam no Rio Cadeia, afluente do Rio Cai.

Duas versões explicam o nome Picada Café. A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café e/ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte. A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área localizada em nosso município denominada Kaffeeck (Canto do Café). Essa plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.

O município de Picada Café está dividido em diversos bairros, sendo que entre eles se destacam alguns núcleos que surgiram com a colonização como Joaneta, Jammerthal, Morro Bock, Quatro Cantos, Lichtenthal, Picada Holanda, Kaffeeck. Os demais bairros foram criados por decretos.

No passado, a maioria dos núcleos citados, tinha uma capela ou sala de orações; casas comerciais de secos e molhados onde aconteciam bailes, festas de casamento, competições esportivas, bolão, além das festividades do Kerb; moinhos, ferrarias e um passado cheio de muitas recordações contadas pelos moradores mais antigos.

Atualmente os bairros mais desenvolvidos possuem indústrias de calçados e móveis, lojas, farmácias, escolas, restaurantes, sede de sociedades. Também encontramos Clubes de Mães que se reúnem mensalmente, times de futebol que organizam diversos eventos esportivos e outros grupos organizados. 
Na sede do Município, situada junta à BR116, encontramos a Prefeitura Municipal, o Posto de Saúde, a Brigada Militar, o Correio, duas escolas, a sede da Sociedade Cultural e Recreativa Aliança, os bancos, farmácia, bares, restaurantes e diversas lojas.

O Jammerthal, Vale das Lamentações, segundo versão popular recebeu esse nome, pois a esposa do agrimensor, acompanhando o trabalho do marido e enfrentando águas, arbustos espinhentos e outros obstáculos teria exclamado “Ist das ein Jammer”. A Picada Holanda possui a igreja mais antiga do município, denominada Nossa Senhora da Visitação, fundada em 1853, e também o cemitério mais antigo. O Lichtenthal surgiu a partir do casal Johann Lessinger e Anna Lichtental. Ele era agricultor e ela exerceu a profissão de costureira, que a tornou conhecida legando o nome à localidade. Um dos filhos do casal esculpia lápides funerárias em pedra grês que podem ser encontradas em diversos cemitérios do município. O núcleo Quatro Cantos que era conhecido como “Führ Eck” tinha em seus primeiros moradores a família Führ que deu origem ao nome da localidade. Outra versão para o nome conta que os moradores compraram as terras que tinham a forma aproximada de um quadrado recebendo o nome de “Vier Eck”. O Morro Bock surgiu com a união de áreas de terras pertencendo aos municípios de Dois Irmãos, Ivoti e Nova Petrópolis. A família Bock deu origem ao nome do núcleo.



Referências:
FLORES, Moacyr; FLORES, Hilda Agnes Hübner. Picada Café. Porto Alegre: Nova Dimensão,1996.
ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. 2 v. Porto Alegre: Globo, 1969.
 

Texto de: Profª Patricia Rosina Stoffel Hansen