Picada Café investe quase um milhão na preservação de sua história

27/01/2020
Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Picada Café investe quase um milhão na preservação de sua história

Resumo: Sítio Histórico Holz Trocourt em Joaneta receberá prédio que abrigará o Arquivo Público Municipal e revitalização da Praça Arthur Stumpf

Quem não preserva sua história perde sua identidade. E cuidar da história requer, além do engajamento das pessoas, os espaços para tal. Documentos, especialmente, precisam de organização e cuidados contínuos. E Picada Café tem essa preocupação. Nessa linha de atuação o Município acabou de garantir recursos da ordem de R$ 895.609,00. Estes serão usados na construção do Arquivo Púbico Municipal. Essa edificação será anexa à Casa de Cultura Joaneta. O projeto contempla ainda, além dessa construção de 145,51 metros quadrados, a revitalização da Praça Arthur Stumpf de 971,27 metros quadrados. O prefeito Daniel Rückert assinou na manhã dessa segunda-feira, dia 27, na Caixa em Nova Petrópolis, o convênio que prevê a liberação dos recursos. Eles são oriundos do Ministério da Justiça. Esse complexo, a Casa de Cultura Joaneta, o Arquivo Público Municipal e a Praça Arthur Stumpf, é chamado de Sítio Histórico Holz Trocourt, uma homenagem ao primeiro professor da localidade de Joaneta, Anton Trocourt, e sua esposa, Katharina Holz Trocout. “Esses recursos extras são os maiores de minha gestão em uma única liberação. Isso me deixa muito orgulhoso. Garantimos a preservação de nossas memórias para as futuras gerações”, destaca o prefeito Daniel Rückert. Ele assinou o convênio na presença do gerente da agência de Nova Petrópolis da Caixa, senhor Francisco Gasperin Adams, e da coordenadora de convênios da Caixa de Caxias do Sul, senhora Valéria Gazzola Auler. Passo seguinte é a Caixa analisar o projeto e liberar a Municipalidade para lançar a licitação das obras. O Município participa com R$ 20.000,00 como contrapartida.

SEGUNDO E TERCEIRO PASSOS

Pertence aos arquitetos Pedro Becker Carpena e Cristiane Kaiser o projeto de revitalização do Sítio Histórico Holz Trocourt. Passo inicial foi a revitalização, com a ajuda da iniciativa privada (empresa Sugar Shoes), da casa que está no espaço. Virou a Casa de Cultura. Foi  inaugurada em 2016. Ainda em 2016 a organização do entorno tornou-se a Praça Arthur Stumpf. Agora, com esses recursos do Ministério da Justiça quer se dar os passos dois e três: a construção de sanitários e área de apoio à Casa de Cultura junto com o Arquivo Público Municipal e a urbanização da Praça, tornando esse local um grande ponto de convergência em Joaneta como para todo município. Além das construções dos espaços o projeto aprovado prevê ainda a instalação de equipamentos e mobiliários adequados para o arquivamento de documentos. Uma sala será especialmente dedicada à restauração dos documentos. Ações de educação patrimonial estão previstas para que as gerações que virão continuem a ver a história como a representação de suas próprias histórias de vida.