Começa muito bem o 4º Verão em Picada Café

03/02/2020
Turismo, Indústria e Comércio

Começa muito bem o 4º Verão em Picada Café

Resumo: Foi muito legal. Começou-se com pé direito a quarta edição do Verão em Picada Café. Aliás, com o pé direito, pé esquerdo e o corpo todo. As atividades físicas desse primeiro final de semana exigiram disposição dos participantes.

Foi muito legal. Começou-se com pé direito a quarta edição do Verão em Picada Café. Aliás, com o pé direito, pé esquerdo e o corpo todo. As atividades físicas desse primeiro final de semana exigiram disposição dos participantes. No sábado, dia 1º, à tarde, a Refit Academia dos professores Regina Nienow e Felipe Utzig fez a galera suar em uma divertida aula de Zumba e de funcional. Mais tarde, noite adentro, 142 pessoas participaram da Caminhada Noturna. Dezesseis quilômetros entre estradas e trilhas, passagem pelo Rio Cadeira e escalada. “Primeira vez que participo de uma caminhada em Picada Café. Achei muito legal. Organização está de parabéns”, elogia a senhora Marilene Hauck, 56 anos, de Porto Alegre. Primeira vez também de Andreia Henriques no rapel. “Adrelina, um pouco de medo, mistura de sentimentos”, diz ela. O rapel aconteceu na ponte sobre o Rio Cadeia na divisa dos municípios de Picada Café e Linha Nova. Os Bombeiros Voluntários organizaram as descidas da ponte. E teve muito mais. A abertura da programação foi com uma deliciosa torta de frutas preparada por Elisete Benke da Emater/Ascar. Pedro Luiz Batista Lopes, carioca que mora há um ano em Nova Petrópolis, foi um dos participantes. “Receita deliciosa. Um prato fácil e gostoso para fazer em casa.” E o encerramento da programação no domingo foi num lugar lindo e agradável. Dezenas de pessoas subiram algumas centenas de metros para o Mirante. Ali escutaram a boa música de Janine Heckler, tomaram um chopp da Cervejaria Faraó e relaxaram com a imagem do sol se pondo.

A receita da torta de frutas:

Massa:

·         Duas xícaras de farinha de trigo

·         03 colheres de sopa de açúcar

·         uma pitada de sal

·         50 gramas de manteiga

·         01 ovo

·         Uma colher de chá de fermento em pó

·         Água aos poucos até o ponto

Modo de preparo da massa: Amassar com as mãos (sem sovar) e quando estiver homogênea, colocar na geladeira por meia hora. Em seguida, forrar uma forma de fundo falso com essa massa e levar para assar em forno a 180ºC até dourar. Reservar.

Creme branco para torta:

·         350 ml de leite

·         03 gemas

·         01 caixa de leite condensado

·         02 colheres rasas de sopa de amido de milho

Modo de fazer o creme branco: desmanchar o amido de milho com um pouco de leite ou água, peneirar as gemas, misturar os demais ingredientes e levar ao fogo mexendo até engrossar. Retirar do fogo, colocar em outro recipiente, cobrir e levar a geladeira para esfriar.

Montagem da torta: Coloque o creme branco frio sobre a massa assada e fria e acrescente frutas a gosto, descascadas e fatiadas sobre o creme. Sugestão: kiwi, morangos e pêssegos em calda. Sobre as frutas pode-se colocar a calda de pêssego cozida e engrossada com amido de milho.

Após a montagem, levar ao refrigerador para gelar e servir em seguida. Consumir preferencialmente no mesmo dia pois as frutas estragam facilmente.

Receita trabalhada pela Extensionista Rural Elisete Benke

O que vem aí na programação do Verão em Picada Café

O próximo final de semana será agitadíssimo. No sábado, dia 08, logo cedo tem vôlei de areia e futevôlei na área de lazer do Bairro Bela Vista. Inscrições são pelo site www.picadacafe.rs.gov.br. À tarde, às 15h, tem PicNic Cultural na Casa de Cultura Joaneta. Venha ouvir Wendelino Silirio Kinzek, o senhor das gaitas. No mesmo horário, no pergolado do Parque Jorge Kuhn, o Ponto das Flores fará uma oficina sobre adubação e tipos de plantas de cada estação. A oficina é gratuita. Basta estar às 14h45min no parque. E de noite, às 20h, tem Cinema no Parque, gratuitamente também. O filme a ser exibido será divulgado nas redes sociais do Município.

No domingo, dia 09, centenas de ciclistas desafiarão as subidas e descidas de Picada Café. As inscrições para o passeio ciclístico estão abertas pelo www.picadacafe.rs.gov.br. Inscrições para o roteiro turístico rural Sabores e Cafés da Colônia são pelo telefone (54) 9 9265 1453. E à tarde, a boa música de Elena Pellenz e Rudi Valdez encerra a programação.  O 4º Verão em Picada Café é uma realização da Prefeitura Municipal de Picada Café, conta com patrocínio de Piá e Sicredi Pioneira e apoio de Associação dos Municípios da Rota Romântica, Fecomércio RS/Sesc e Emater/Ascar RS.

PROGRAMAÇÃO:

08/02 – Sábado

8h- Vôlei de areia e Futvôlei - masculino e feminino² - Circuito Verão SESC

Local: Área de Lazer do Bairro Bela Vista – Rua Osvaldo Cruz, n° 460.

15h às 17h- PicNic Cultural

Apresentação de Wendelino Silirio Kinzek, o senhor das gaitas

Local: Casa de Cultura Joaneta - Rua Arroio Terra, nº 30 – Bairro Joaneta.

15h- Oficina de jardinagem

Adubação e tipos de plantas para cada estação

Ministrante: Ponto das Flores

20h- Cinema no Parque - CineSesc