Novo decreto impõe fechamento de empresas

23/03/2020

Novo decreto impõe fechamento de empresas

Resumo: Somente serviços essenciais poderão manter suas atividades

O novo decreto lançado pelo Município nessa segunda-feira, 23, traz novas regulamentações ao já declarado estado de calamidade pública, emitido na sexta-feira, dia 20. O principal: o decreto 54/2020 estabelece que a partir das seis horas dessa terça-feira, 24, todos os estabelecimentos ligados à indústria, serviços e comércio não devam mais funcionar. Ainda podem manter seus atendimentos, à priore, as farmácias, os mercados, postos de combustíveis, ..., aquilo de fato impacta na subsistência das pessoas. O decreto prevê que possa serem acionadas as forças policiais para que as medidas do decreto sejam cumpridas. O decreto tem validade de 15 dias. A Prefeitura tem mantido os serviços essenciais, como coleta de lixo, abastecimento de água e atendimento na área de saúde. Os atendimentos externos estão suspensos. Para contatar com a Prefeitura o pode fazer via telefone (3285 1300) ou por e-mail administracao@picadacafe.rs.gov.br.

Quem pode manter o atendimento?

a) farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde humana, serviços laboratoriais, clínicas de vacinas, comércio de produtos, equipamentos e utensílios de saúde,

b)  mercados, hipermercados, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, fruteiras, padarias e centros de abastecimento de alimentos,

c) restaurantes e lanchonetes no sistema de tele entrega ou entrega no balcão,

d) agências bancárias, dando prioridade ao sistema on-line;

e) postos de combustíveis,

f) pontos de venda de água mineral e gás de cozinha,

g) clínicas veterinárias, agropecuárias e locais de venda de ração animal,

h) lavanderia.

Comitê de crise é criado

No novo decreto o prefeito Daniel Rückert também criou o comitê de crise, com dirigentes municipais, servidores e comandantes da Brigada Militar e Bombeiros Voluntários. Estes farão a supervisão das medidas estabelecidas no decreto. Poderão ser chamados a qualquer tempo para deliberar sobre novos ajustes. Estiveram reunidos na tarde dessa segunda-feira, 23, em área externa da Prefeitura.

Atendimentos na área de saúde com tranquilidade

As Unidades Básicas de Saúde começaram a semana fazendo a vacinação contra a gripe para idosos com mais de 60 anos. Eles fazem parte do grupo que vai ser vacinado na primeira etapa. Etapa que segue até o dia 15 de abril. A vacinação acontece na UBS de Joaneta de segunda à sexta-feira, das 08h às 11h, e na UBS do Centro, também de segunda à sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. Espaços ao ar livre foram montados para receber os idosos. Inclusive a vacinação ocorre dentro do carro. Entre chegada e saída leva-se em torno de dois minutos.

Para os demais atendimentos as equipes de saúde organizaram a recepção no sentido de separar as pessoas com tosse ou algum sintoma de gripe. Passam a ter prioridade no atendimento. Se o cidadão tiver voltado de uma viagem internacional ou interestadual nos últimos dias deve comunicar isso à Secretaria Municipal de Saúde para receber orientações. Além dessa comunicação, importante também usar os telefones 3285 1260 e 9 9126 8017 para buscar informações. Eles são 24 horas. Na sexta-feira, 20, os médicos e a equipe de gestão da Secretaria de Saúde reuniram-se para definir as estratégias de atendimento.

E sobre caso suspeito: Picada Café não o tem. A Administração Pública compromete-se a informar se acontecer. Por isso, por outro lado, a importante colaboração da população de continuar a fazer o isolamento social e manter os distanciamentos de entre as pessoas assim como os hábitos de higiene, usando água, sabão e álcool gel.

Assim como os servidores da saúde também o Corpo de Bombeiros Voluntários se preparou para fazer frente à demanda de trabalho que se vislumbra. Equipes treinadas para todas as situações. Os agentes comunitários de saúde deixarão de fazer momentaneamente as visitas às residências e farão contatos através de telefone com os moradores.

Segue abaixo uma série de eventos que estão ou suspensos ou cancelados ou transferidos

MARÇO

·       28/03     - Dia da Família na EMEF 25 de Julho

·       28/03     - Bingo Beneficente no Clube de Mães Girassóis - transferido para 04/07