Município é notificado pelo Ministério Público para cumprimento do decreto estadual

17/06/2020
Gabinete do Prefeito

Resumo: m reunião convocada pelo prefeito Daniel Rückert para a manhã dessa quarta-feira, 17, o Comitê Municipal de Crise foi informado de que o Ministério Público notificou o Município para que sejam cumpridas na íntegra as determinações previstas no decreto de distanciamento controlado do Estado...

#boletimcorona

Em reunião convocada pelo prefeito Daniel Rückert para a manhã dessa quarta-feira, 17, o Comitê Municipal de Crise foi informado de que o Ministério Público notificou o Município para que sejam cumpridas na íntegra as determinações previstas no decreto de distanciamento controlado do Estado, no que tange à bandeira vermelha e suas implicações. Com isso, as empresas do segmento de comércio e prestadores de serviços que não se enquadram como essenciais devem estar com a operação fechada.

Assim que o governo do Estado anunciou que a macrorregião da Serra estava em bandeira vermelha começou-se uma mobilização de gestores municipais e entidades representativas para que fossem feitos ajustes nos indicadores. Uma reunião aconteceu na tarde dessa terça-feira, 16, em Porto Alegre, em que essas reivindicações foram levadas ao governador Eduardo Leite. Este acolheu as demandas e as levou a sua equipe técnica. A principal reivindicação é de que aconteça uma divisão maior da região, redividindo os 49 municípios da macrorregião em três, separando as regiões dos Vinhedos das Hortênsias e dos Campos de Cima da Serra.

Está marcado para amanhã, dia 18, uma reunião on-line da Secretaria Estadual de Saúde com os prefeitos e secretários da saúde da região em que será debatido o tema das bandeiras.

Enquanto não houver uma reclassificação da região a bandeira vermelha continua valendo. Isso implica em fechamento do comércio e prestadores de serviços não essenciais, como mencionado no início. O Parque Jorge Kuhn, para o qual foi liberado o acesso aos pontos de comércio, fica totalmente fechado com a bandeira vermelha. O Comitê Municipal de Crise segue acompanhando as negociações e informará quaisquer alterações.

Picada Café, 17 de junho de 2020