Ministério do Turismo lança o selo Turismo Responsável

14/08/2020
Turismo, Indústria e Comércio

Ministério do Turismo lança o selo Turismo Responsável

Resumo: O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar...

O Ministério do Turismo lançou o selo Turismo Responsável, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, posicionando o Brasil como um destino protegido e responsável. Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Essa é a primeira etapa do Plano de Retomada do Turismo Brasileiro, coordenado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de diminuir os impactos da pandemia e preparar o setor para um retorno gradual às atividades. Maiores informações estão disponíveis na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio pelo telefone 3285 2147.

Selo disponível para 15 categorias do segmento turístico:

·        Meios de Hospedagem

·        Agências de Turismo

·        Transportadoras Turísticas

·        Organizadoras de Eventos

·        Parques Temáticos

·        Acampamentos Turísticos

·        Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares

·        Centros ou locais de Convenções, feiras, exposições e similares

·        Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos

·        Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva

·        Casas de Espetáculos

·        Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos

·        Locadoras de veículos para turistas

·        Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos

·        Guias de Turismo

Para solicitar o selo, o interessado deve observar se atende as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e deve estar com situação regular perante o CADASTUR. Em caso positivo, ele adere a autodeclaração que atende os pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site do selo onde pode realizar o download do selo para impressão. O selo deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code onde o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional e possibilitará, inclusive, a realização de denúncias em caso de descumprimento.

Em caso de empresas, o selo já se encontra disponível. No caso dos guias de turismo, ele deverá estar disponível em cerca de 20 dias.

Site: turismo.gov.br/seloresponsavel

Cadastro: www.cadastur.turismo.gov.br