Conteúdo Principal

Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio

Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio
15/09/2020
Saúde e Assistência Social

Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio


Resumo: " Setembro é o mês de lembrarmos que dentre os vários órgãos que formam nosso corpo, não podemos esquecer do nosso cérebro."


 

           

ARTIGO

    Setembro é o mês de lembrarmos que dentre os vários órgãos que formam nosso corpo, não podemos esquecer do nosso cérebro.  Esse órgão que não pode ser visto, muitas vezes é esquecido e só nos lembramos dele quando o sofrimento emocional se torna insuportável ou chama a atenção das pessoas que nos cercam. 

     Diversas são as doenças que este órgão pode apresentar, mas dentre elas, a mais comum e assustadora é a depressão, com ela o risco de suicídio. Sabemos que nos últimos anos as taxas de suicídio aumentaram na América Latina contrariando outros continentes onde as taxas diminuíram. Sabemos também que é mais frequente entre os homens, mas que o número de tentativas de suicídio é maior entre as mulheres. Muitos me perguntam se devido à pandemia de covid-19 o número de casos tem aumentado, mas até o momento não temos estudos estatísticos confiáveis para afirmar sobre isso.

     Sabemos que a depressão, e também o suicídio, são causados pela diminuição de neurotransmissores em nosso cérebro, e que o tratamento medicamentoso, pelo menos até essa data, é a única forma de prevenirmos e evitarmos essa fatalidade.

    Fatores emocionais também são importantes e podem agravar o curso da doença, tais como medo, insegurança, isolamento e crise econômica que enfrentamos nessa pandemia. Mas acredito que com o devido apoio, suporte medicamentoso e psicoterápico, conseguiremos enfrentar mais essa adversidade que se estabeleceu em nossas vidas. Como dizem os ingleses: “aquilo que não te mata, só te deixa mais forte.”

DR. CARLOS EDUARDO DENOVARO

Psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Picada Café


Fonte: Assessoria de Imprensa
OUTRAS NOTÍCIAS
29-09-2020

Atualização dos números da Covid-19

O Comitê Municipal de Crise traz as informações dessa terça-feira, 29, em relação à pandemia da Covid-19.

VER NOTÍCIA
29-09-2020

Coleta de lixo terá nova empresa executando os serviços

A partir de quinta-feira, dia 1º, a empresa KLL Transportes, com sede em Portão, passará a executar a coleta do lixo org...

VER NOTÍCIA
25-09-2020

Atualização dos números da Covid-19

O Comitê Municipal de Crise traz as informações dessa sexta-feira, 25, em relação à pandemia da Covid-19.

VER NOTÍCIA
25-09-2020

Última parcela do IPTU vence dia 30

Para quem optou pelo parcelamento do Imposto Predial Territorial Urbano deve atentar que a última parcela vence na próxi...

VER NOTÍCIA
25-09-2020

Carteiras de identidade voltam a ser confeccionadas

O Posto de Identificação de Picada Café, localizado junto a Biblioteca Pública Municipal, volta a atender

VER NOTÍCIA
25-09-2020

Começa dia 28 cadastro de entidades culturais para receber auxílio financeiro

As entidades que têm atividades culturais podem buscar informações e/ou se cadastrar para receber auxílio financeiro da ...

VER NOTÍCIA