Conteúdo Principal

Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio

Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio
15/09/2020
Saúde e Assistência Social

Setembro amarelo – mês de prevenção ao suicídio


Resumo: " Setembro é o mês de lembrarmos que dentre os vários órgãos que formam nosso corpo, não podemos esquecer do nosso cérebro."


 

           

ARTIGO

    Setembro é o mês de lembrarmos que dentre os vários órgãos que formam nosso corpo, não podemos esquecer do nosso cérebro.  Esse órgão que não pode ser visto, muitas vezes é esquecido e só nos lembramos dele quando o sofrimento emocional se torna insuportável ou chama a atenção das pessoas que nos cercam. 

     Diversas são as doenças que este órgão pode apresentar, mas dentre elas, a mais comum e assustadora é a depressão, com ela o risco de suicídio. Sabemos que nos últimos anos as taxas de suicídio aumentaram na América Latina contrariando outros continentes onde as taxas diminuíram. Sabemos também que é mais frequente entre os homens, mas que o número de tentativas de suicídio é maior entre as mulheres. Muitos me perguntam se devido à pandemia de covid-19 o número de casos tem aumentado, mas até o momento não temos estudos estatísticos confiáveis para afirmar sobre isso.

     Sabemos que a depressão, e também o suicídio, são causados pela diminuição de neurotransmissores em nosso cérebro, e que o tratamento medicamentoso, pelo menos até essa data, é a única forma de prevenirmos e evitarmos essa fatalidade.

    Fatores emocionais também são importantes e podem agravar o curso da doença, tais como medo, insegurança, isolamento e crise econômica que enfrentamos nessa pandemia. Mas acredito que com o devido apoio, suporte medicamentoso e psicoterápico, conseguiremos enfrentar mais essa adversidade que se estabeleceu em nossas vidas. Como dizem os ingleses: “aquilo que não te mata, só te deixa mais forte.”

DR. CARLOS EDUARDO DENOVARO

Psiquiatra da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Picada Café


Fonte: Assessoria de Imprensa
OUTRAS NOTÍCIAS
25-04-2024

Convite para a Tricofest

VER NOTÍCIA
25-04-2024

Mais quatro jogos pelo Municipal de Futsal

VER NOTÍCIA
25-04-2024

Disputa acirrada no Municipal de Canastra

VER NOTÍCIA
25-04-2024

Saúde de Picada Café conta com novo desfibrilador cardíaco

VER NOTÍCIA
23-04-2024

Hoje é Dia do Escoteiro

VER NOTÍCIA
23-04-2024

Quarta-feira é dia de Bazar Solidário

VER NOTÍCIA