Serviços não essenciais podem abrir hoje

22/03/2021

Serviços não essenciais podem abrir hoje

Resumo: Com a retomada da cogestão, o prefeito Luciano Klein flexibilizou as medidas de restrição e os serviços não essenciais de Picada Café podem abrir hoje.

A justiça acatou recurso interposto pelo Estado e suspendeu os efeitos da decisão anterior até o julgamento definitivo.

A partir desta nova decisão, o prefeito de Picada Café, Luciano Klein (foto), flexibilizou as medidas de restrição e assim os serviços não essenciais podem abrir a partir de hoje.

Luciano lembra que a flexibilização não significa que a pandemia está controlada e faz um apelo para que todos colaborem evitando aglomerações. “Entendemos as dificuldades de quem ficou três semanas sem poder trabalhar e por isso estamos dando um voto de confiança para que todos sigam os protocolos de distanciamento”, salienta.

COMO VAI FICAR

·       Comércio e serviços essenciais (Supermercados, farmácias) - Podem receber clientes de segunda a domingo. Presença máxima de uma pessoa para 8m² de área.

·       Comércio não essencial - Podem receber clientes presencialmente de segunda a sexta-feira, com restrições, das 5h às 20h. Das 20h às 5h, somente delivery. Sábado, domingo e feriados ficam fechados. Somente delivery. Presença máxima de uma pessoa para 8m² de área.

·       Restaurantes, bares, lanchonetes e sorveterias - De segunda a sexta-feira, podem receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 18h. Das 18h às 20h, somente pague e leve e delivery. Sábado, domingo e feriados, ficam fechados para clientes presenciais. Lotação máxima de 25%. Distanciamento de dois metros entre as mesas. Máximo de quatro pessoas por mesa. Proibido música ao vivo.

·       Salões de beleza, barbeiro e estéticas - De segunda a sexta-feira podem receber clientes presencialmente, com restrições, das 5h às 20h. Das 20h às 5h devem permanecer fechados. Sábado, domingo e feriados fechados. Máximo de uma pessoa para 8m² de área. Distanciamento de dois metros entre os clientes. Horário preferencial para grupo de risco.

·       Hotéis e alojamentos - Lotação máxima de 50% nos estabelecimentos que tenham o Selo Turismo Responsável e 30% nos estabelecimentos sem este selo. Áreas comuns fechadas em todos os estabelecimentos.

·       Indústria e construção civil - Lotação máxima de 75% de trabalhadores. Distanciamento nos postos de trabalho e nos refeitórios.

·       Eventos sociais, festas e procissões - Não autorizado.

·       Serviços de educação física, academias, piscinas - Lotação de uma pessoa para cada 32m² de área útil de circulação. Grupo de no máximo duas pessoas para cada profissional habilitado.

·       Pet shops - Lotação máxima de 25% de trabalhadores. Atendimento individual, sob agendamento, tipo pegue e leve.

·       Missas e cultos - Lotação máxima de 10%, limitada a 30 pessoas.

·       Bancos e lotéricas - Lotação máxima de 50% de trabalhadores. Controle do acesso de clientes por senha ou agendamento.

·       Sindicatos, imobiliárias, consultorias - Lotação máxima de 25% de trabalhadores. Atendimento individual, sob agendamento.

·       Serviços domésticos (faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros) - Obrigatório o uso correto de máscara por empregados e empregadores.

·       Parques e praças - Permanecem fechados.

·       Condomínios - Fechamento das áreas comuns.

·       Transporte - Lotação máxima de 50% dos assentos (janelas). Uso contínuo e correto de máscara. Janelas ou alçapão abertos e/ou sistema de renovação de ar.

·       Noite - A restrição geral de atividades entre 20h e 5h será mantida até pelo menos o dia 30 de março.

·       Aulas - Manutenção da vedação da cogestão na educação, que permanecerá sem atividades presenciais.