Agentes de saúde fizeram curso sobre plantas medicinais

14/06/2022
Saúde e Assistência Social

Agentes de saúde fizeram curso sobre plantas medicinais

Resumo: Capacitação valoriza o uso de chás.

Cinco agentes de saúde de Picada Café participaram do Curso de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares realizado no CETANP - Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis, realizado entre os dias 6 e 10 de junho.

O CETANP completou 27 anos de atuação em maio deste ano e este foi o curso nº 198 de Plantas Medicinais, que vem capacitando agricultores, empreendedores rurais, agentes de saúde, médicos e outros profissionais da saúde de todo Estado e de fora dele.

O engenheiro agrônomo Rafael Hoss, da Emater, atua como instrutor do Curso há 11 anos e ressalta a importância da qualificação dos profissionais da área da saúde no tema plantas medicinais para que os mesmos tenham mais segurança na utilização e prescrição destas como alternativa nos tratamentos de saúde aos medicamentos alopáticos.

Rafael destaca a satisfação em ministrar o curso para os profissionais que atuam no município e parabeniza a secretária da saúde pela visão, inscrevendo todos os agentes de saúde para fazer o curso. Outros cinco agentes de saúde farão o curso no mês de julho.

Além do Curso de Plantas Medicinais, o CETANP oferece Curso de Processamento de Carnes, Fruticultura Básica, Viticultura e Planejamento Forrageiro.

O CETANP é mantido através da cooperação entre Emater/RS-Ascar e parceira da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), prefeituras de Nova Petrópolis e de Picada Café, Cooperativa Piá, Sicredi Pioneira (que subsidia até 90% do valor do curso), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Petrópolis e Picada Café, Associação Educacional Linha Brasil e Escola Técnica Bom Pastor.

A secretária municipal de Saúde, Rubia Leindecker, diz que essa capacitação dos agentes de saúde visa qualificar o uso correto de chás dentro do que prevê o SUS. “O principal foco é fazer com que as pessoas voltem a dar importância para os chás, além de incentivar os produtores para cultivarem chás como mais uma alternativa de renda”, enfatiza.