Conteúdo Principal

CETANP ofereceu curso sobre Processamento Artesanal de Carne Suína

17/06/2022
Agricultura e Meio Ambiente

CETANP ofereceu curso sobre Processamento Artesanal de Carne Suína


Resumo: Parcerias viabilizam a existência do CETANP - Centro de Treinamentos de Agricultores.


Doze cursistas de vários lugares do Estado e um do Rio de Janeiro formaram a turma 208 e participaram, de 6 a 10 de junho, de curso sobre Processamento Artesanal de Carne Suína no CETANP - Centro de Treinamentos de Agricultores, localizado na Linha Brasil, em Nova Petrópolis.

A extensionista rural social da Emater e instrutora no curso de embutidos, Elisete Benke, diz que os cursistas tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o Processamento Artesanal de Carne Suína. “Além de testar receitas, puderam qualificar conhecimentos sobre a composição da carne suína, doenças causadas pelos alimentos, uso de aditivos e condimentos, métodos de conservação (maturação, defumação, resfriamento, cozimento e fermentação), práticas agropecuárias e noções e informações sobre o Programa de Agroindústria Familiar”, acrescenta.

Elisete destaca que oportunizar essa qualificação aos agricultores e demais interessados na fabricação de derivados de carne no Centro de Treinamento faz com que sejam diversificadas as atividades nas propriedades rurais, o que garante a qualidade da alimentação da família, bem como uma renda a mais com a implantação de agroindústria familiar, que se difere, especialmente, pela produção artesanal e a boa qualidade dos produtos processados.

No encerramento do curso, a coordenadora do Centro de Treinamento, Ana Gottschalk, agradeceu e enalteceu as parcerias que colaboram para a existência e atuação da entidade nestes anos todos, destacando o apoio das Prefeituras de Picada Café e Nova Petrópolis, Associação Educacional Linha Brasil e Escola Técnica Bom Pastor, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar e também a parceria com a Cooperativa Sicredi, que subsidia até 90% dos valores do curso aos seus cooperados que fizerem a qualificação.

Vale registrar a participação dos secretários municipais de Picada Café Claus Altevogt (Administração e Fazenda) e Rubia Leindecker (Saúde e Assistência Social) no encerramento e degustação dos produtos processados durante o curso.

Com 27 anos de atuação e vinculado à EMATER -RS/ASCAR, conveniada com a SEAPDR, o CETANP visa capacitar agricultores familiares e empreendedores rurais em diversas áreas.

Mais informações sobre o funcionamento do CETANP e os cursos realizados podem ser obtidas pelo fone (54) 99637-7406 ou através dos Escritórios Municipais da Emater.


Fonte: Assessoria de Imprensa

OUTRAS NOTÍCIAS
23-04-2024

Projeto Domingo com Bandinha está de volta

VER NOTÍCIA
23-04-2024

Hoje é Dia do Escoteiro

VER NOTÍCIA
23-04-2024

Quarta-feira é dia de Bazar Solidário

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Vaga para Profissional do Atendimento Educacional Especializado

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Muito trabalho na praça do bairro Esperança

VER NOTÍCIA
17-04-2024

Picada Café vai receber cerca de R$ 500 mil da Consulta Popular

VER NOTÍCIA