Projeto valoriza patrimônio cultural e qualifica a praça de Joaneta

18/08/2022
Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação

Projeto valoriza patrimônio cultural e qualifica a praça de Joaneta

Resumo: Obras já iniciaram em Joaneta.

Iniciaram nesta semana as obras de construção do Arquivo Público e Histórico Municipal e Revitalização da Praça Arthur Stumpf - Sítio Histórico Holz Trocourt. O projeto arquitetônico compreende a construção da edificação do Arquivo Público Municipal (150,30m²) e a requalificação da Praça Arthur Stumpf, que engloba o seu paisagismo, num total de 1.121,99m².

O investimento para a realização destas obras será de R$ 1.123.367,68, sendo R$ 874.621,66 em recursos federais conquistados junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública - Fundo de Defesa do Direito Difuso, além de R$ 248.746,02 em recursos próprios.

O secretário de Planejamento de Picada Café, arquiteto Daniel Rosa, diz que o Sítio Histórico Holz Trocourt, que integra a Praça Arthur Stumpf e a Casa Holz Trocourt compõe o Patrimônio Cultural da localidade de Joaneta, em Picada Café. “Queremos preparar este bem imóvel para que volte a integrar o cotidiano da comunidade, garantindo assim a continuidade da importância social que sempre teve e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, salienta.

Daniel destaca que ao receber obras de revitalização que incluem nova iluminação, paisagismo e mobiliário urbano para a Praça Arthur Stumpf, o Sítio Histórico Holz Trocourt estará melhorando sua infraestrutura, serviços e equipamentos do local, valorizando o entorno do bem tombado, importante por seu valor histórico, arquitetônico e afetivo.

A produtora cultural Luana Khodja, responsável pela gestão do projeto cultural,  explica que a ação de requalificação da Praça Arthur Stumpf, que também constitui a área de entorno do bem tombado (Casa Holz Troucort) promoverá a interação espacial do bem cultural com o meio urbano no qual está inserido, garantindo a preservação desse bem através da consolidação de uma zona de proteção que minimize os efeitos negativos das transformações urbanas, além de garantir à população a constituição de um espaço de lazer com caráter cultural, elementos de extrema importância para a socialização humana e do seu convívio em comunidade. “É importante ressaltar que a construção da edificação anexa e a constituição do Arquivo Público e Histórico Municipal, além de servir de apoio à Administração Pública, organizará e dará acesso à comunidade a um acervo documental de grande valor, seja administrativo, fiscal, legal, mas sobretudo de valor histórico e de registro e preservação da memória e identidade da comunidade local”, enfatiza.

Luana conclui dizendo que ao complexo do Sítio Histórico Holz Trocourt se somará o Arquivo Municipal: um espaço cultural e educativo que se tornará importante fonte para pesquisadores, historiadores e estudantes que poderão utilizá-los para pesquisas que constroem a memória histórica, a identidade e a cultura dos cidadãos e da comunidade de Picada Café.

Na foto, prefeito Luciano, secretário Daniel Rosa e vice-prefeito Max Mallmann visitando as obras.