Picada Café tem primeira propriedade livre de brucelose e tuberculose

03/11/2022
Agricultura e Meio Ambiente

Picada Café tem primeira propriedade livre de brucelose e tuberculose

Resumo: Propriedade é exemplo para o setor.

A família de João Carlos Federhen, de Joaneta, é a primeira a receber o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose em Picada Café. O ato de entrega da certificação ocorreu na última sexta-feira, 28, e reuniu representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Inspetoria Veterinária, Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Nova Petrópolis e Picada Café, Queijaria Nova Alemanha e veterinários que acompanham a propriedade.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Neco Linck, diz que o certificado é uma grande conquista para o município e para o produtor, que em duas oportunidades perdeu seu rebanho devido à tuberculose. “O certificado é renovado anualmente e possui a chancela da Secretaria Estadual da Agricultura e do MAPA”, explica.

O engenheiro agrônomo da Emater, Rafael Hoss, parabeniza a família e ressalta a importância da conquista, pois acompanhou o processo e viu as dificuldades que enfrentaram. “Esta família serve de exemplo para outras pela persistência e sucessão. A maioria teria desistido da atividade, mas segundo relato pessoal do João na época, só não desistiu pois tinha o filho Lucas que os motivava a continuar”, salienta.

Rafael destaca que ficou surpreso quando a família lhe procurou querendo financiar a compra de novas matrizes. “Fizemos uma busca ativa para localizar alguma propriedade na região com certificação livre de brucelose e tuberculose para a compra dos animais”, lembra.

Satisfeito com a conquista, João Carlos Federhen lembra que há cerca de 10 anos precisou sacrificar 43 animais por terem positivado tuberculose e que há três anos teve uma segunda perda do rebanho pelo mesmo motivo. “Dediquei minha vida à produção de gado leiteiro e fico feliz por ver que este trabalho vai continuar com o meu filho Lucas”, enfatizou. “Superamos todas as dificuldades e hoje nossa propriedade é livre de brucelose e tuberculose para garantir alimento de qualidade para todos”, acrescenta.

Atualmente a família Federhen conta com 70 animais, produz cerca de 750 litros de leite por dia e tem a venda de toda produção garantida para a Queijaria Nova Alemanha. “Agradeço à Administração Municipal, Emater, Sindicato, Inspetoria Veterinária, Queijaria Nova Alemanha e aos veterinários que acompanham a propriedade pelo apoio, conclui.