Picada Café teve Dia de Campo sobre cultivo de flores

06/12/2022
Agricultura e Meio Ambiente

Picada Café teve Dia de Campo sobre cultivo de flores

Resumo: Projeto incentiva a produção de flores em Picada Café.

Com o objetivo de apresentar a floricultura como fonte de renda e ferramenta de embelezamento, autoestima e sucessão rural para os produtores familiares, o projeto Flores para Todos, a equipe PhenoGlad, Emater/RS - Ascar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Prefeitura de Picada Café promoveram, na última sexta-feira, 2, um Dia de Campo sobre Floricultura no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.

De acordo com a Emater, o evento contou com a participação de 70 pessoas de vários municípios e foi prestigiado pelo prefeito Luciano Klein, vereadora Adriane Marconi Mielke (presidente do Legislativo) e secretários municipais Neco Linck (Agricultura e Meio Ambiente), Ivete Galhardo (Turismo, Indústria e Comércio) e Rubia Leindecker (Saúde e Assistência Social).

Durante o Dia de Campo foram realizadas estações técnicas sobre statice, girassol de corte, colheita e pós-colheita de flores de corte, além da entrega de resultados da 10ª fase do projeto Flores para Todos e do lançamento do livro Statice Cultivo e Arte.

A técnica social e coordenadora do projeto em Picada Café, Elisete Benke, explica que o “Flores para Todos” visa um sistema de produção bastante simplificado, com produção a céu aberto. “A Serra Gaúcha participa do projeto pelo segundo ano, com nove municípios envolvidos na produção de statice, girassol e gladíolo. Em Picada Café o projeto conta com três agricultoras - Araci Kich Klein, Loreci Albring Beulke e Reni Laux Kopper”, salienta.

Elisete diz que participar do projeto Flores para Todos significa muito mais que agregar renda à propriedade, pois a relação estabelecida entre as famílias, Emater e a equipe PhenoGlad é um vínculo de troca de conhecimentos e experiências que proporcionam injeção de ânimo às pessoas envolvidas. “Acompanhar esse processo da floricultura de corte em pequenas propriedades rurais é desafiador e ao mesmo tempo gratificante”, enfatiza.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheira florestal Adelaide Ramos, explica que houve uma evolução, passando de três municípios participantes no primeiro ano, para nove no segundo, havendo demanda crescente de novos municípios solicitando o ingresso no projeto. “Estamos bastante satisfeitos não só com os resultados obtidos em Picada Café, mas também em toda a região, em especial considerando o aspecto de qualidade das flores colhidas e a satisfação das unidades de produção envolvidas”, destaca.

Adelaide acrescenta que em Picada Café estão sendo conquistados grandes resultados e que o Dia de Campo veio para selar a participação da Emater no projeto. “A fala das agricultoras nos emocionou muito, nos dando a certeza de ter contribuído para o bem-estar das famílias envolvidas!”, conclui.