Conteúdo Principal

Tempo de Aprender é realidade em Picada Café

27/03/2023
Educação e Cultura

Tempo de Aprender é realidade em Picada Café


Resumo: Assistentes de alfabetização fazem bom trabalho.


Com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização, Picada Café é um dos municípios que aderiu ao Programa Nacional de Alfabetização Tempo de Aprender, que desenvolve ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores.

A coordenadora do Tempo de Aprender em Picada Café, professora Carla Backes Klauck, trabalha no sentido de divulgar o programa e garantir os materiais e ferramentas disponibilizadas por ele, além de assessorar no processo de seleção dos assistentes de alfabetização e no monitoramento das atividades realizadas por ele. “Todas as escolas municipais que contam com turmas de 1° e 2° anos têm um assistente de alfabetização - Santa Joana Francisca, 25 de julho e Amiguinho”, salienta.

Carla explica que cada escola organiza a melhor forma de atuação do assistente de alfabetização, sendo que este pode atuar diretamente em sala de aula, auxiliando o professor com alunos com mais dificuldades, ou com os demais, para que assim o professor possa dar atenção mais direta aos alunos que mais necessitam. “É possível que ele atue em momentos de atividades no turno contrário, auxiliando os alunos que têm mais dificuldades. O fundamental é que esta pessoa auxilie o professor alfabetizador nas atividades estabelecidas e planejadas por ele”, enfatiza.

O Tempo de Aprender, segundo a professora Carla, é um programa muito positivo e vem para que possamos avançar cada vez mais no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, especialmente nesta etapa tão importante que é o ciclo de alfabetização. “A atuação como assistente de alfabetização é considerada atividade de natureza voluntária e os assistentes recebem apenas ajuda de custo mensal, para fins de ressarcimento de despesas pessoais com alimentação e transporte”, conclui.

Assistente de alfabetização pelo segundo ano consecutivo, a jovem Tainara Adams elogia o programa Tempo de Aprender e diz que é gratificante participar desta iniciativa que dá maior experiência para quem ainda não tem muita bagagem. “Estar todos os dias em sala de aula, junto com a professora, faz a diferença. Conseguimos ver a didática e a metodologia que a professora usa em sala de aula e nos inspiramos em quem a gente convive”, salienta.

Tainara enfatiza que é importante ver como as professoras lidam com as questões e dificuldades em sala de aula. “É uma experiência maravilhosa por ser uma espécie de estágio preparatório para atuar em sala de aula”, conclui.

Na foto, professora Carla e a assistente de alfabetização Tainara com alunos da Escola Santa Joana Francisca.


Fonte: Assessoria de Imprensa
OUTRAS NOTÍCIAS
28-03-2024

Polo ofertará dois novos cursos gratuitos pela UFRGS

VER NOTÍCIA
27-03-2024

Denúncias alertam para possíveis golpes

VER NOTÍCIA
26-03-2024

Picada Café convida para o Parque Encantado da Páscoa

VER NOTÍCIA
26-03-2024

Ponte de Jammerthal tem trânsito liberado

VER NOTÍCIA
25-03-2024

Parabéns!

VER NOTÍCIA
25-03-2024

Parque Jorge Kuhn ganha novo pórtico

VER NOTÍCIA