Picada Café investe em construção de açudes

11/04/2023
Agricultura e Meio Ambiente

Picada Café investe em construção de açudes

Resumo: Mais investimentos para o setor agrícola.

A Prefeitura de Picada Café iniciou, na última segunda-feira, 10, a construção gratuita de 10 açudes em benefício de produtores rurais previamente cadastrados junto à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O prefeito Luciano Klein explica que o município conta com recursos do Estado, por meio do Programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. “Agradecemos ao Governo do Estado por contemplar Picada Café com recursos deste programa de apoio aos nossos produtores rurais”, salienta.

O secretário Neco Linck diz que serão investidos cerca de R$ 45 mil nesta importante iniciativa que vai contribuir para evitar a escassez de água durante períodos de estiagem. “Vamos construir açudes nas propriedades de Sérgio Jung, Paulo Ricardo Schneider e Ricardo Moraes (Quatro Cantos), Rafael Ruppenthal e Loreci Beulke (Morro Hansen), Silvério Hansen (Jammerthal), Claudio Maahs (Canto Maahs), Delmar Krein (Colina Verde), Lucas Federhen (Joaneta) e Roberto Rohr (Lichtenthal)”, acrescenta.

O engenheiro agrônomo da Emater de Picada Café, Rafael Hoss, destaca que a Emater é responsável pela elaboração, acompanhamento e elaboração dos laudos de conclusão das obras e que no momento estão sendo construídos dois açudes.

Rafael diz que a reservação da água superficial é de suma importância para viabilizar os cultivos e as criações, pois todas as atividades agrícolas dependem da água para produzir. “Apesar das médias históricas anuais no município serem de 1800 mm, estas chuvas são mal distribuídas ao longo do ano, faltando, muitas vezes, quando as plantações têm maior demanda por água. Este problema foi intensificado nos últimos 3 anos, quando estivemos sob efeito do fenômeno La Niña, com chuvas abaixo da média”, enfatiza. “Com a água reservada em açudes ou cisternas, esta pode ser utilizada nos momentos em que mais se precisa, tornando a atividade sustentável e menos dependente do clima”, conclui.

Na foto, secretário Neco, engenheiro agrônomo Rafael, prefeito Luciano, agricultor Silvério Hansen e o vice-prefeito Max Mallmann.