CineSolar chega a Picada Café com cinema movido a energia solar

07/11/2023
Educação e Cultura

CineSolar chega a Picada Café com cinema movido a energia solar

Resumo: Sábado terá cinema em Picada Café.

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil chega a Picada Café com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. O evento será no próximo sábado, 11, no Parque Histórico Jorge Kuhn. A 1ª sessão, a partir das 19h, será com curtas-metragens infantis e ambientais e a 2ª com o filme “Sing - Quem Canta Seus Males Espanta”. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público poderá visitar o furgão que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da RGE, uma empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Realização: Brazucah Produções e Governo Federal.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão do CineSolar é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.